Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Sumiço de Luxemburgo é estratégia para fugir de conflitos"

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 12h00

O futebol brasileiro está parado devido à pandemia do novo coronavírus, mas técnicos como Fernando Diniz, do São Paulo, e Tiago Nunes, do Corinthians, concederam entrevistas abordando seus respectivos trabalhos. Enquanto isso, o experiente Vanderlei Luxemburgo, que comanda o Palmeiras, segue sem se expor desde a paralisação.

No podcast Posse de Bola #27, o jornalista Arnaldo Ribeiro explica que o sumiço momentâneo de Luxemburgo e do Palmeiras das manchetes é uma estratégia para evitar polêmicas.

"Não é só o Luxa que está sumido, o Palmeiras está sumido. O presidente do Palmeiras também, a diretoria do Palmeiras também não fala. Isso tudo faz parte de uma estratégia. Em relação à direção, tem eleição por aí, tem uma incerteza financeira, o Palmeiras é muito dependente de um patrocinador, certo? Então, por enquanto, digamos que a crise da pandemia não tenha chegado ao Palmeiras, mas muito pisar em ovos nesse momento em termos de direção", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 21:30).

"Em relação ao Luxemburgo também é uma estratégia nesse período para ele não, digamos, diferentemente do que vinha fazendo até o ano passado, não entrar em conflito, não comprar brigas, não se expor, não passar um discurso de soberba", completa o jornalista.

Na quarta passagem pelo clube alviverde, o treinador de 67 anos adota uma postura mais cautelosa em relação até mesmo ao que apresentava nos trabalhos mais recentes, como no Vasco, no ano passado, e que isso tem rendido elogios internamente a Luxa.

"A curiosidade em relação a esse momento do Luxemburgo é, digamos, um recuo, um recuo nessa questão dessas entrevistas, das polêmicas também nesse momento. Mas a imagem interna que ele tem no Palmeiras hoje é muito boa", pontua Arnaldo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.