Topo

Palmeiras

Por que Palmeiras sonha com a contratação de figurões como Cavani e Hulk

Edinson Cavani no banco do Paris Saint-Germain - Thomas Samson/AFP
Edinson Cavani no banco do Paris Saint-Germain Imagem: Thomas Samson/AFP

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 04h00

Nos últimos dias, o Palmeiras surgiu no centro de especulações para a contratação de Eddinson Cavani, do PSG, e Hulk, do Shangai SIPG. É claro que jogadores renomados e com uma carreira vitoriosa como os dois atacantes seriam bem-vindos em qualquer clube do mundo. Mas não é só o ganho esportivo que faz o Palestra sonhar com astros desse quilate. Abaixo, seguem alguns fatores que fazem alviverdes buscarem nomes desse porte no mercado da bola.

Retorno financeiro

Em geral, para trazer um jogador de fama internacional é preciso fazer um alto investimento. No entanto, é possível ainda conseguir obter um retorno financeiro. O número de empresas que querem vincular a sua imagem ao atleta famoso é grande. Um bom exemplo é o Corinthians, de Ronaldo, que passou a ter parceiros que ajudavam a pagar os vencimentos do Fenômeno em 2009. A venda de camisas e produtos também aumentam. Além disso, é possível ainda faturar mais com a renda nos jogos, pois o público vai querer ver o ídolo de perto no estádio.

Exposição internacional

Quando um atleta mundialmente badalado é contratado, a marca do clube passa a ser exposta em diversos países. No ano passado, por exemplo, jornalistas de todo o planeta acompanharam a apresentação de Daniel Alves, no São Paulo — sendo que a contratação ganhou espaço no mundo em veículos de comunicação.

Demonstração de força no mercado

O mercado da bola passa a olhar o seu clube com outros olhos quando um jogador desse porte é contratado. Outros atletas querem também defender o time, até mesmo para poder atuar ao lado de um astro.

Liderança interna

Jogadores desse porte costumam agregar muito para o elenco. Daniel Alves tenta ajudar no dia a dia a mudar a mentalidade da equipe tricolor e estava obtendo bons resultados neste sentido.

Estrutura

Não são poucas as contribuições que esses ídolos, que conhecem muito bem a estrutura dos principais times do mundo, podem dar para melhorar as instalações do clube. O Fenômeno, no Corinthians, foi figura fundamental para a construção do CT Joaquim Grava.

Palmeiras