Topo

Band vai passar jogos históricos; estreia terá final do Paulistão de 1993

Jogadores do Palmeiras comemoram o título do Campeonato Paulista de 1993 - Marlene Bergamo/Folhapress
Jogadores do Palmeiras comemoram o título do Campeonato Paulista de 1993 Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/04/2020 09h41

Acelerando uma ideia que já existia faz algum tempo por causa da decisão da Globo de reexibir a final da Copa de 2002 no domingo de Páscoa (12), a Band vai estrear no próximo fim de semana uma faixa de reprises com jogos clássicos de seu rico arquivo esportivo. Na estreia, será transmitida a goleada por 4 a 0 do Palmeiras sobre o Corinthians, que rendeu ao Verdão o título paulista de 1993 e ficou marcada pela discussão entre Vanderlei Luxemburgo e Oscar Roberto Godói.

A faixa será chamada de "Você Torceu na Band", e irá ao ar das 14h às 16h. A ideia será a mesma do que tem acontecido no SporTV no horário nobre, por exemplo: um jogo marcante é escalado e tem narração atualizada, contanto curiosidades da partida e da competição em questão.

O jogo que marcará a estreia da faixa será um Dérbi paulista. A Band escolheu o jogo entre Palmeiras e Corinthians, que decidiu o Campeonato Paulista de 1993 e marcou o fim do jejum de títulos alviverde, que durava desde 1977.

O jogo será transmitido com narração de Ulisses Costa, e terá comentários de Neto e Edílson, que estavam em campo naquele 12 de junho de 1993. Edílson acabara de ser contratado pelo Palmeiras, enquanto Neto era a maior referência técnica do Corinthians na ocasião.

Mesmo se houvesse a possibilidade de exibição da narração original, isso não seria possível. O locutor que transmitiu a partida originalmente foi Silvio Luiz, então um dos principais nomes da Band. No entanto, Silvio não aparece na emissora paulista desde 2010, quando saiu de forma polêmica, pouco antes da Copa do Mundo daquele ano.

O jogo ganhou popularidade por um lance em específico: reclamando da arbitragem, o então técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, em sua primeira passagem pelo clube, reclama com o até então auxiliar Oscar Roberto Godói, acusando-o de ser são-paulino e disparando palavrões.

A reportagem apurou que a Band já tinha esta ideia para reprisar partidas antigas na tarde de domingo desde o início da pandemia do Covid-19, mas algumas questões travavam o início. O fato de a Globo decidir exibir um jogo antigo da seleção brasileira ajudou bastante para a ideia sair do papel.

Curiosamente, as reprises dos jogos na Globo e na Band vão disputar Ibope por alguns momentos, já que a partida entre Palmeiras e Corinthians dura certo tempo a mais que o normal por conta da prorrogação.

Veja gols de Evair em jogos decisivos contra o Corinthians

UOL Esporte