Topo

Paranaense - 2020

Clubes do Paraná se irritam com DAZN por suspensão de pagamento sem aviso

Carlos Eduardo comemora gol do Athletico durante partida contra o Cascavel pelo campeonato Paranaense 2020 - Joao Vitor Rezende Borba/AGIF
Carlos Eduardo comemora gol do Athletico durante partida contra o Cascavel pelo campeonato Paranaense 2020 Imagem: Joao Vitor Rezende Borba/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/04/2020 12h07

A decisão global do DAZN de suspender os pagamentos dos direitos de transmissão de todas as competições que estão paradas por causa da pandemia do novo coronavírus irritou os clubes que disputam o Campeonato Paranaense, que é transmitido pela plataforma a partir deste ano. Isso porque as agremiações alegam que não foram avisadas previamente da decisão.

Segundo apurou o UOL Esporte, os clubes reclamaram para a Federação Paranaense de Futebol (FPF) que não foram comunicados sobre a suspensão de forma clara e que não esperavam o fato. Os menores dizem que contavam com o direito de transmissão para honrar seus compromissos com salários.

O DAZN pagou a verba referente aos meses de janeiro e fevereiro, mas não quitou o valor de março e não pagará a cota de abril até que se tenha uma definição de como ficará o estadual.

Cada clube receberia até o fim da competição uma cota de R$ 370 mil. Ao todo, a plataforma de streaming pagaria para os clubes algo em torno de R$ 4,5 milhões. O DAZN prometeu exibir, pelo menos, 52 jogos do campeonato, que tem como principais atrativos o Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná.

O não pagamento de cotas de transmissão foi uma decisão global do DAZN. A plataforma visa diminuir os impactos financeiros causados pela pandemia do coronavírus. Além disso, a plataforma entende que não é justo pagar por eventos que não estão sendo transmitidos.

A ideia do DAZN é parecida com a da Globo, que nesta semana suspendeu os pagamentos dos estaduais e do Campeonato Brasileiro.

A reportagem do UOL Esporte tentou falar com o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. Caso ele se pronuncie, ou a própria entidade se manifeste, a matéria será atualizada prontamente.

Band Sports: Athletico Paranaense anuncia zagueiro ex-Santos como reforço

Band Sports