Topo

Grêmio projeta nova 'pré-temporada' de duas semanas antes de voltar a jogar

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/03/2020 04h00

O Grêmio ainda não sabe quando os treinos serão retomados, mas já tem ideia do tempo que precisa para voltar a estar em boa forma. Internamente, o clube estima que o elenco principal vai demandar pelo menos duas semanas de "pré-temporada" depois de a pandemia do novo coronavírus ser controlada. A data para retorno das atividades é estimada para início de maio.

Segundo apurou o UOL Esporte, a comissão técnica do Grêmio falou informalmente sobre plano para retomada das atividades. A ideia geral é que as partidas não poderão voltar de forma abrupta. Ou seja, com reapresentação próxima do primeiro jogo após a suspensão.

A diretoria aguarda novidades das autoridades sanitárias e, por isso, suspendeu treinos e atividades no CT Presidente Luiz Carvalho por tempo indeterminado. A posição veio depois de dois outros planos. O primeiro era seguir treinando com cuidados redobrados no dia a dia. Esse cenário foi abandonado na semana passada, com avanço do número de casos oficiais da covid-19.

Depois, chegou a ser estudada a possibilidade de treinos a cada dois dias, com grupos pequenos de jogadores. O plano foi descartado rapidamente.

Atletas e a maioria da comissão técnica do Grêmio seguem em Porto Alegre, em distanciamento social e com cartilha de atividades. Renato Gaúcho continua no Rio de Janeiro, após ser liberado pelo clube dos exames médicos nas dependências do clube.

Pelo calendário original, se a sequência de jogos for retomada do ponto da paralisação, o próximo compromisso do Grêmio é contra o Internacional. O Gre-Nal 423 será válido pela fase de classificação do segundo turno do Campeonato Gaúcho.