Topo

Irmão mais jovem de Pelé, Zoca morre aos 77 anos

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em foto ao lado dos irmãos, Maria Lúcia e Zoca (de preto), e sua mãe, Dona Celeste - Acervo UH/Folhapress
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em foto ao lado dos irmãos, Maria Lúcia e Zoca (de preto), e sua mãe, Dona Celeste Imagem: Acervo UH/Folhapress

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 08h24Atualizada em 26/03/2020 09h29

Morreu na noite de quarta-feira (25), Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, irmão mais jovem de Pelé. Ele lutava há algum tempo contra um câncer na próstata e estava internado no Hospital Casa da Saúde, de Santos, no litoral paulista. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da família.

O velório será realizado nesta quinta-feira (26), no Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica. A cerimônia contará com a presença de poucas pessoas justamente por causa das novas recomendações em relação à pandemia causada pelo Coronavírus.

Jair também tentou carreira no futebol, mas não teve o mesmo sucesso do irmão. Ele atuou no Santos no início dos anos 1960. Sem grande relevância no clube, jogou 15 partidas e marcou quatro gols em apenas uma temporada. Em seguida passou a administrar uma empresa de Pelé.

Após pendurar as chuteiras, Zoca passou a trabalhar como executivo do grupo de seu irmão e nunca se importou com essa condição.

Além de Pelé e de Zoca, Dona Celeste e Dondinho tiveram também Maria Lúcia, casada com Davi, ex-Santos, Noroeste, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e Ferroviária de Araraquara.

Não está confirmada a presença de Pelé no velório do irmão. O Rei do Futebol passa pelos cuidados necessários durante o período de pandemia de coronavírus (covid-19). Além disso, não tem costume de participar de velórios e não tem feito aparições públicas recentes.