Topo

Goleiro do Esportivo vira voluntário em obra de hospital para o coronavírus

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2020 04h00

Quem passou nos últimos dias pelo canteiro de obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, viu um voluntário diferente. Em meio aos materiais de construção, uma passada e jogo de mãos que a população conhece bem. De máscara, Jonatas Cunegatto demorou mais do que o normal, mas foi reconhecido. O goleiro do Esportivo, que disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, ajudou nas obras do hospital que prepara leitos para possíveis casos suspeitos e oficiais da Covid-19.

"Eu fui escondido, não falei para o clube. Só conversei com a minha mulher depois de o prefeito convocar voluntários e fui", contou Jonatas ao UOL Esporte.

Instalado em Bento desde o início do ano passado, o goleiro se sensibilizou com o mutirão local na preparação para o possível avanço da pandemia do coronavírus até a região. Tão engajado, foi se disponibilizar a carregar tijolos, cimento e recolher cascalho em dois dias.

Goleiro do Esportivo atua como voluntário de obra de hospital na Serra Gaúcha - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Fui na segunda e também na quarta-feira. Cheguei lá era umas 7h30 da manhã e vi que tinha muito mais gente para ser voluntário. Fiquei muito feliz, aqueceu meu coração", explica. "O mestre de obras usou a gente para ajudar a organizar o canteiro de obras", completou.

A UPA 24h de Bento Gonçalves passa por obras para receber leitos específicos. A ala será destinada aos casos da Covid-19. O hospital fica perto da casa da Jonatas, que fez promessa a esposa antes de sair de casa.

"Moramos perto da UPA, mas ela me pediu para não tirar a máscara nunca. Fui e voltei assim", garante. "Sei que a recomendação é ficar em casa, mas senti que precisava ajudar e o gesto foi tão pequeno e importante que fui e voltarei, se preciso", acrescentou.

Na internet, fotos de Jonatas trabalhando na obra de ampliação do hospital viralizaram. O clube, que está com atividades suspensas por conta da pandemia, reconheceu a repercussão e não advertiu o jogador.

"Como eu fui me escondendo um pouco, digamos assim, não tenho foto nem nada. O que tenho foi feito pelos outros voluntários e acabou viralizando", explica. "Carreguei material para cima e para baixo, limpei bastante o canteiro de obra. Eles estão na fase do acabamento no segundo andar, o hospital é bem grande", revelou.

Aos 40 anos, Jonatas tem no currículo passagens por Corinthians, Boa Esporte, CRB, Juventude e Pelotas.