Topo

Coronavírus: Campeonato Japonês volta a ser adiado e deve retornar em maio

Andrés Iniesta cumprimenta brasileiro Dankler após gol do Vissel Kobe - Divulgação
Andrés Iniesta cumprimenta brasileiro Dankler após gol do Vissel Kobe Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

26/03/2020 11h41

Resumo da notícia

  • Campeonato Japonês foi adiado em mais de um mês por conta do coronavírus
  • Data para a volta da competição agora está prevista para o dia 9 de maio
  • Vissel Kobe, time do brasileiro Dankler, deu folga 11 dias aos jogadores

Previsto para retornar no dia 3 de abril, o Campeonato Japonês voltou a ser adiado por conta do coronavírus e ainda terá mais de um mês de paralisação até que os jogos sejam retomados -ao menos a princípio. Agora, a nova data estipulada pela J-League é 9 de maio.

A informação foi divulgada ontem (25) pelo presidente da Liga Japonesa, Mitsuru Murai. Em entrevista ao UOL Esporte, o zagueiro Dankler, ex-Botafogo e Vitória e que hoje defende o Vissel Kobe, time do astro Andrés Iniesta, confirmou a nova determinação.

"Existia uma data prevista e, sempre que era adiada, eles nos davam folgas e depois voltávamos. Agora, nós vamos ter 11 dias de folga porque só teremos jogo dia 9 ou 10 de maio. Ficaremos o mês de abril inteiro sem jogo. Então eles deram uma folga maior e passaram os treinamentos para fazermos em casa. Voltamos dia 7 de abril. Teremos essa folga maior por já saberem que o campeonato só volta em maio", contou Dankler.

"Como a gente vem treinando muito forte, já que vínhamos nos preparando para a volta do campeonato que nunca acontecia, agora eles deram uma folga maior... Não é férias. Fizeram um planejamento para todo mundo fazer um trabalho em casa, mas por livre e espontânea vontade", acrescentou o defensor de 28 anos que joga pelo Vissel desde o ano passado.

Segundo o ex-botafoguense, os treinos no Japão, ao menos do Vissel Kobe, não chegaram a parar totalmente nem mesmo no início do surto de coronavírus.

"Aqui nós nunca paramos os treinos. Sempre tivemos treinos todos os dias. Por não estarmos com jogos, a gente faz uma semana de treino com jogos amistosos, e eles dão dois ou três dias de folga. Mas nossa vida não parou. Todos estão vivendo a vida normalmente. Mas, óbvio, procuro estar mais em casa, evito sair ao máximo, mas a vida no Japão não parou, funciona normalmente, exceto por essa questão da folga", completa.

Recente campeão da Copa do Imperador e da Supercopa do Japão, o Vissel Kobe estreou no Campeonato Japonês de 2020 com empate por 1 a 1 contra o Yokohama FC, no único jogo disputado até aqui. Logo depois, o torneio acabou paralisado por conta do coronavírus.