Topo

OPINIÃO

Juca: "Há a oportunidade de adequar o calendário brasileiro ao mundial"

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 04h00

A paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus coloca em dúvida as medidas a serem tomadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para realizar as competições do calendário nacional, uma vez que não há nenhuma previsão para o retorno das atividades.

No podcast Posse de Bola #25, Juca Kfouri analisa a questão e vê o momento como uma oportunidade de a CBF alinhar seu calendário com o do futebol europeu, que tem início no segundo semestre do ano e vai até a metade do ano seguinte.

"Diz o ideograma chinês que crise é oportunidade, há uma oportunidade ideal neste momento para que o futebol brasileiro faça o calendário que seja adequado ao calendário mundial, não é apenas o calendário europeu, como costuma-se dizer, é o calendário do mundo do futebol, porque a Argentina tem esse calendário, o Uruguai tem esse calendário, o México tem esse calendário, enfim, o primeiro mundo do futebol tem esse calendário de meio do ano a meio do ano", afirma Juca Kfouri (disponível no vídeo a partir de 34:07).

"É a chance para fazer isso. Sem mexer na fórmula do Brasileirão. É um absurdo você pensar que você vai voltar a fórmulas mágicas do campeonato mais importante do Brasil para dar tempo de terminar os Estaduais, que ninguém dá a menor pelota. Veja, eu não estou propondo a extinção dos Estaduais, volto a dizer: eu proponho que os Estaduais sejam disputados durante toda a temporada, menos pelos grandes que estão nos campeonatos nacionais", completa o jornalista.

Juca alerta para que não se repita uma situação que se deu em décadas passadas, quando clubes chegaram a fazer mais de um jogo no mesmo dia.

"O São Paulo jogou duas vezes no mesmo dia, o Grêmio teve que jogar três vezes, há uma série de exemplos em calendários passados e nem faz tanto tempo que isso se deu, de querer terminar os Estaduais, continuar a Copa do Brasil, a Libertadores, o Brasileirão tudo ao mesmo tempo. Não vai ser possível", completa o blogueiro do UOL.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.