Topo

Fla concede férias a parte dos funcionários; decisão não engloba elenco

Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro - Gilvan de Souza / Flamengo
Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/03/2020 19h14

Diante da paralisação das atividades devido ao surto de contágio de coronavírus, o Flamengo comunicou a parte dos funcionários que eles estão de férias a partir de amanhã (26). A decisão não engloba o elenco e comissão técnica. A informação foi publicada, primeiramente, pelo site do "Globo Esporte" e confirmada pelo UOL Esporte.

O período de folga àqueles que estão sob o regime CLT será de 20 dias, de amanhã até o dia 14 de abril, podendo ser ampliado em mais 10 dias, "caso haja necessidade em razão da manutenção do estado de emergência e de calamidade".

"Considerando o estado de calamidade pública decorrente do coronavírus (COVID-19), o Clube de Regatas do Flamengo adotará algumas medidas para enfrentamento desta epidemia global, com o objetivo de resguardar o bem estar físico e mental de uma coletividade de trabalhadores (aqui inserindo também os seus familiares) e, ainda, equacionar os impactos trabalhistas oriundos dessa crise sem precedentes", diz trecho do comunicado.

Em relação aos jogadores, a situação ainda está em pauta em discussão entre Comissão Nacional de Clubes e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF).

Durante este período sem treinos, os integrantes do grupo rubro-negro estão trabalhando de casa, sob orientações de profissionais do clube. Liberado, o técnico Jorge Jesus voltou para Portugal.

Vale ressaltar que, na tarde de hoje (25), a Ferj decidiu ampliar o recesso do Campeonato Carioca até o dia 30 de abril. Inicialmente, o Estadual, que foi paralisado no último dia 16, voltaria após 15 dias.

Veja comunicado na íntegra:

"Prezado Colaborador(a),

Considerando o estado de calamidade pública decorrente do coronavírus (COVID-19), o Clube de Regatas do Flamengo adotará algumas medidas para enfrentamento desta epidemia global, com o objetivo de resguardar o bem estar físico e mental de uma coletividade de trabalhadores (aqui inserindo também os seus familiares) e, ainda, equacionar os impactos trabalhistas oriundos dessa crise sem precedentes.

Assim, conforme instrumento de Acordo Coletivo firmado em 23.03.2020, entre Clube de Regatas do Flamengo ("FLAMENGO") e o Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro ("SINDECLUBES"), comunicamos que o Senhor(a) gozará férias coletivas de 20 (vinte) dias, no período de 26.03.2020 (quinta-feira) a 14.04.2020 (terça­ feira), podendo ser prorrogadas por mais 10 (dez) dias caso haja necessidade em razão da manutenção do estado de emergência e de calamidade.

O pagamento das férias ocorrerá no dia O5 (cinco) do mês subsequente ao término do gozo das férias, sendo certo que o terço constitucional será pago até do dia 20 de dezembro de 2020.

Rio de Janeiro, 24 de março de 2020"