Topo

ABC de Natal demite 30 profissionais e justifica com crise do coronavírus

Treino do ABC em março de 2020 - divulgação/ABC FC
Treino do ABC em março de 2020 Imagem: divulgação/ABC FC

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 23h19

O ABC, time de Natal que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020, publicou nota hoje para explicar o desligamento de cerca de 30 funcionários — decisão que o clube trata como "vital" para sua saúde financeira. A justificativa está relacionada ao impacto da crise do novo coronavírus, que paralisou o futebol nacional.

"A medida foi necessária em virtude do impacto econômico gerado pela pandemia do novo coronavírus, a covid-19, que ocasionou a paralisação de todas as competições nacionais e estaduais, além da suspensão de patrocínios dos parceiros junto ao clube", diz o texto.

O clube alega que não teria condições de pagar os funcionários sem a receita gerada com os jogos. Além disso, o ABC diz que somente optou por desligar os colaboradores cujas funções "não serão necessárias durante todo o período de paralisação", já que eles ficariam em casa.

As pessoas que se enquadram no grupo de risco da doença covid-19, causada pelo novo coronavírus, foram comunicadas sobre seus desligamentos através de videoconferência ou mensagem de texto.

"Pensando na manutenção financeira das famílias de nossos colaboradores, neste período em que o clube não conseguirá honrar os salários, o desligamento ao menos possibilitará o recebimento dos recursos do seguro desemprego à grande maioria dos demitidos, dando-lhes a oportunidade de prover para as suas famílias", acrescenta.

Por fim, a nota publicada diz que o ABC "lamenta profundamente" pela situação atual, agradece aos profissionais e não descarta a possibilidade de recontratá-los no futuro.