Topo

Internacional

Por que o Internacional optou pelo encerramento do time B

Time do Inter B, campeão do Brasileiro de Aspirantes de 2019 - Mariana Capra/Inter
Time do Inter B, campeão do Brasileiro de Aspirantes de 2019 Imagem: Mariana Capra/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/03/2020 04h00

O Internacional optou por fechar o time B. Na tarde de terça-feira (17), o Colorado informou o desligamento da comissão técnica da equipe. E as razões para isso são: a formação antecipada dos atletas, a orientação da empresa que presta consultoria ao clube e a falta de jogadores nesta faixa etária.

O Internacional recebe consultoria da Double Pass, empresa belga que participou de vários projetos ao redor do mundo, como na Alemanha, Bélgica e Inglaterra.

Desde 2018, os europeus realizam diagnósticos do processo de formação do clube e passam indicações de como acreditam que a situação pode evoluir.

A avaliação acompanhou um movimento mundial que mostra que a formação dos atletas está ocorrendo cada vez mais cedo. Sob este ponto de vista, manter uma equipe que comporte atletas entre 20 e 23 anos acumularia atletas e gastos. A manutenção de todo grupo de trabalho, comissão técnica e estrutura, para uma faixa etária cuja necessidade não é latente, promoveria saída desnecessária de recursos.

Além disso, não havia sequer dez jogadores neste grupo. Os atletas do time B, ou tinham idade para equipe de base ou foram integrados ao elenco principal no começo do ano. Desta forma, seria necessário contratar jogadores para manter o time.

Outro ponto levado em consideração é a incerteza sobre a sequência no Brasileiro de Aspirantes. Com o acúmulo de jogos que se avizinha pela suspensão das competições devido à pandemia do novo coronavírus — principais e de base — no país, não há garantia de que o torneio será realizado em 2020. Deixando apenas a Copa RS (realizada no segundo semestre) no calendário da equipe durante todo ano.

A lista de atletas que fica "sem time" com a extinção da equipe B será relocada pelo Colorado com empréstimos. Além do fechamento da equipe, o clube também informou a demissão do auxiliar técnico Ricardo Colbachini e do auxiliar de preparação física André Volpe. Ambos já faziam parte do grupo principal.

Internacional