Topo

Internacional

Inter suspende atividades por tempo indeterminado e fará exames em atletas

Treinos do Inter estão suspensos por tempo indeterminado em razão do coronavírus (covid-19) - Ricardo Duarte/Internacional
Treinos do Inter estão suspensos por tempo indeterminado em razão do coronavírus (covid-19) Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2020 12h22

O Internacional suspendeu suas atividades do elenco principal por tempo indeterminado. Depois da reapresentação dos jogadores, o grupo foi liberado para permanecer em casa. Além disso, os atletas passarão por exames periódicos, em pequenos grupos, ao longo do período.

O clube havia programado a manutenção da rotina de trabalhos. Mas depois da apresentação, hoje (17), optou por seguir o protocolo de controle da pandemia de coronavírus (covid-19).

"Para que não haja uma perda deste momento, da saúde dos atletas, combinamos que sexta-feira os atletas virão em grupos de cinco atletas, com escalonamento de horários, fazendo exame clínico em todos eles. Serão vacinados para os vírus que já conhecemos, a famosa vacina para gripe que todos conhecem, serão examinados clinicamente e depois liberados novamente. Como foi dito pela direção, estar em casa é por tempo indeterminado. Enquanto não tivermos uma posição mais eficiente de órgãos de saúde e uma estatística, vamos seguir com essas orientações de controle e monitoramento de atletas", disse o médico Luis Crescente.

"A vacinação é um procedimento padrão. Estamos recebendo a vacina nesta semana, já estava nos planos. O que possibilita que tenhamos uma manutenção pelo período de inatividade, um controle mínimo, uma revisão médica", completou.

As competições estão, todas, paralisadas. Libertadores, Gauchão, competições nacionais, todos os torneios não têm jogos para serem realizados em breve.

"Houve suspensão das aulas, outras questões que estão sendo tomadas, buscam reduzir a chance de contágio. Com isso o Estado pode ter um impacto menor. Não temos certeza mas é uma tentativa de todos nós", completou o vice de futebol Alessandro Barcellos.

Ainda ontem, o Colorado havia paralisado as atividades de todas as categorias de base. Os jogadores foram liberados, sob orientações de saúde.

O mesmo passa a valer para os jogadores do elenco principal. Os atletas receberão orientações de saúde e rotinas de exercícios para manutenção da forma, ainda que sem controle absoluto da agremiação.

"Vamos ter orientações na parte clínica e para manter minimamente a condição física. Mas é muito difícil, porque em casa isso foge do nosso controle", explicou o executivo de futebol, Rodrigo Caetano.

O Internacional deixará seu departamento médico em plantão durante 24 horas para atender qualquer jogador, familiar de atleta ou pessoa próxima, além de funcionários do clube, que venham a apresentar sintomas da doença.

"Já iríamos reduzir a circulação de pessoas, isso não muda em nada. O que mudou é que optamos por paralisar totalmente as atividades de forma momentânea", explicou Caetano. "O departamento médico irá atender todos que possam ter sintomas. Se fizéssemos os exames agora, daria negativo, mas isso não impede que se tenha contágio, pelo contrário, daria uma falsa sensação de segurança. E ainda é complicado conseguir os exames, pensamos em adquirir de forma particular. Mas hoje para se fazer o exame é preciso levar o atleta a um posto de saúde ou hospital. Por isso optamos por não realizar agora", completou o médico Luis Crescente

Internacional