Topo

Coronavírus: Federações Baiana e Cearense anunciam suspensão dos Estaduais

Bahia lidera a primeira fase do Campeonato Baiano - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia lidera a primeira fase do Campeonato Baiano Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em Santos (SP)

17/03/2020 12h25

Resumo da notícia

  • Campeonato Baiano foi suspenso por conta do coronavírus
  • Federação, até então, queria ao menos encerrar 1ª fase
  • FBF mudou de ideia após iniciativa que partiu dos jogadores

Mais dois Estaduais pelo Brasil foram paralisados por conta do coronavírus. As Federações de futebol Bahiana e Cearense anunciaram hoje (17) que as competições estão suspensa por tempo indeterminado.

Até então, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) se posicionava contra a paralisação, dizendo que os números confirmados no Estado até o presente momento não justificariam a paralisação da competição e que traria um 'prejuízo enorme e sem precedentes no futebol baiano, inclusive com concreta possibilidade da mesma não poder ser concluída'.

"FBF vem a público manifestar o posicionamento de suspender o Campeonato Baiano de Futebol da Série A 2020, cujas duas últimas rodadas da Fase de Classificação estavam programadas para os próximos dias 22 e 25/03 (rodada antecipada), por prazo indeterminado", diz o início da nota, que em seguida justifica a paralisação.

De acordo com a FBF, os atletas iniciaram um movimento e estavam se recusando a treinar ou comparecer aos jogos por conta do surto do coronavírus.

"Suspensão decorrente de informações prestadas por Presidentes de Clubes, no sentido de que os respectivos atletas estão se recusando a treinar e a comparecer no local das partidas, e de que ao menos em um dos Municípios que sediarão os jogos já há uma diretriz da Prefeitura no sentido de proibir a realização de partidas de futebol", acrescenta.

"Desta forma, a FBF esclarece que a decisão de suspender a competição já estava tomada, e que apenas pretendia concluir a 1a Fase - De Classificação, como antes deliberado, para atenuar os prejuízos desportivos, mas entende que a suspensão neste momento respeita a posição dos Atletas, as informações passada pelos Presidentes dos filiados e visa preservar a saúde de todos", completa.

Um pouco mais tarde, foi a vez de a Federação Cearense de Futebol (FCF), que ontem (16) havia optado pela sequência da competição (com portões fechados), anunciar a paralisação do Estadual.

"A Federação Cearense de Futebol divulga, por meio da Portaria 001/2020, a suspensão do Cearense Ypióca 2020 por prazo indeterminado, tendo em vista as recomendações do Ministério Público estadual e Ministério Público Federal, após divulgação das medidas adotados pelo Governo do Estado do Ceará para o combate ao COVID-19", divulgou a FCF.