Topo

Corinthians

Corinthians teve 8 atletas "de seleção" em jogo em que poderia cair

Rincón, observado por Gil, disputa a bola durante duelo Corinthians e Portuguesa Santista no Pacaembu, em 2004 - Keiny Andrade/Folha Imagem
Rincón, observado por Gil, disputa a bola durante duelo Corinthians e Portuguesa Santista no Pacaembu, em 2004 Imagem: Keiny Andrade/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 04h00

O Corinthians manteve a ameaça de rebaixamento no Campeonato Paulista depois de mais um empate por 1 a 1, diante do Ituano, em casa, no último domingo (15). Com apenas 11 pontos em dez rodadas, a equipe do técnico Tiago Nunes está a três pontos do primeiro time da zona do descenso no Estadual — o Botafogo, que soma oito pontos.

A situação vivida pelo time alvinegro na atual temporada remete à registrada há 16 anos, quando os corintianos se livraram desse vexame na última rodada, mesmo com derrota para a Portuguesa Santista em pleno estádio do Pacaembu.

Naquela ocasião, o Corinthians, assim como hoje, era o atual campeão paulista. E contava com nomes de peso na equipe comandada por Oswaldo de Oliveira. O time que entrou em campo foi o seguinte: Rubinho; Rogério, Ânderson, Váldson e Vinícius; Fabinho, Fabrício, Rincón e Rodrigo; Gil e Bobô. O trio Jô, Samir e Edson Araújo entraram em campo durante o duelo.

Desses 15 atletas, oito foram convocados para defender seleções nacionais: Rubinho, Rogério, Anderson, Fabrício, Jô, Gil, Bobô e Rincón, que chegou a disputar três Copa do Mundo com a Colômbia, em 1990, 1994 e 1998. Durante a campanha corintiana no Paulistão 2004, ele tinha 37 anos, já em final de carreira.

Alguns deles, como o zagueiro Anderson, foram convocados apenas uma vez. O defensor, por exemplo, defendeu a seleção no amistoso contra a Guatemala, em 2005, em jogo marcado pela despedida de Romário com a camisa verde-amarela. Já o atacante Bobô foi chamado por Dunga em 2008, quando atuava pelo Besiktas.

Já Gil foi chamado por Carlos Alberto Parreira em 2003, enquanto Rogério defendeu a seleção brasileira ainda como jogador do Palmeiras, no fim dos anos 1990.

Quem mais de destacou na seleção brasileira foi o atacante Jô, que na campanha corintiana de 2004 tinha apenas 16 anos. O atacante disputou a Copa das Confederações 2013 e também a Copa do Mundo 2014.

O Corinthians teve uma campanha para esquecer no Paulistão 2004. Em dez jogos, venceu duas vezes, com dois empates e cinco derrotas. Com oito pontos, a equipe contou com a derrota do Juventus para o São Paulo na rodada derradeira — o time da Mooca somou seis pontos no campeonato.

Corinthians