Topo

Internacional se une a favor de suspensão do Campeonato Gaúcho

Treino do Internacional antes de partida válida pela Libertadores - Ricardo Duarte/Internacional
Treino do Internacional antes de partida válida pela Libertadores Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 04h00

O aumento do número de casos oficiais de coronavírus no Brasil tem feito com que as instituições esportivas se vejam obrigadas a tomar providências para tentar conter o avanço da doença. Dentro do Internacional, o clima é de que não há condições de continuar com o Campeonato Gaúcho. De dirigente a jogadores, o Colorado tem posição bem clara sobre o assunto: o estadual tem que parar.

Antes da goleada sobre o São José, ontem (15), pelo regional, o vice do conselho de Gestão do Inter, Alexandre Chaves Barcellos, afirmou que o clube vai votar pela suspensão do campeonato.

"Não há clima mais para jogar futebol enquanto não sabemos o que vamos enfrentar. Perde totalmente o ambiente para uma competição saudável", disse o dirigente, em entrevista à Rádio Gaúcha. O Inter resolveu adotar medida preventiva e levou menos profissionais do que costuma para a partida no Francisco Novelletto Neto.

Antes do duelo, alguns jogadores estrangeiros do Inter se posicionaram firmemente contra a realização das partidas nesse momento delicado.

"O que estão esperando? Parem tudo, filhos da...! Brincam com nossas vidas como se fosse um videogame. Parem antes que seja tarde", escreveu Damian Musto, em sua conta pessoal no Twitter.

O meio-campista D'Alessandro, concordou com o companheiro e adicionou:

Na saída de campo, Eduardo Coudet e outros jogadores se mostraram a favor da paralisação do campeonato.

"Acho que a maioria está de acordo que fica complicado para a gente, até pela nossa saúde. Acho que não é legal a gente colocar a nossa saúde em risco", disse Edenílson, quando questionado sobre um possível posicionamento dos atletas sobre o assunto.

"O mais provável é que pare, pelo que se vem falando. Eu penso como pensam todos. É um tema que implica na saúde de todos, falta a decisão da federação amanha", disse o técnico Eduardo Coudet.

A reunião para definir o futuro do Campeonato Gaúcho será realizada hoje, às 10h, na sede da FGF. Dirigentes dos 12 clubes estarão presentes, além de médicos e representantes do Sindicato dos Atletas. Ontem (15), a CBF anunciou que todos os jogos de suas competições foram suspensos, mas deu autonomia para que cada federação escolhesse como agir.