Topo

Grêmio sacrifica Everton e vê atacante ficar para trás entre artilheiros

Siga o UOL Esporte no

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/03/2020 04h00

Everton Cebolinha foi artilheiro do Grêmio em 2018 e 2019, mas na atual temporada o atacante está longe do topo da lista de goleadores do elenco. A condição é reflexo de uma função nova, que tenta casar com a formação diferente do time. O sacrifício do camisa 11 já salta aos olhos nas estatísticas e em campo.

O artilheiro do Grêmio em 2020 é Diego Souza, com cinco gols. Cebolinha tem três.

Everton tem atuado mais por dentro neste ano. A ideia de Renato Gaúcho é usar o camisa 11 como uma espécie de segundo atacante, longe da lateral do gramado. Um plano para compensar a escalação de três volantes no time ideal e consequência da situação de Thiago Neves e Jean Pyerre - que ainda não estão 100% fisicamente.

Foi assim em todos os jogos com titulares no ano. Inclusive nos clássicos contra o Inter. Ontem, na vitória sobre o São Luiz, pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, o panorama foi o mesmo. Não por acaso, Everton virou mero coadjuvante na escalação gremista.

De acordo com o Footstats, Cebolinha foi quem mais errou finalizações contra o time de Ijuí. Também não aparece na lista dos dribladores do jogo e tampouco tem interação (conexão por troca de passes) destacada.

"Mas é o Everton, né? Ele não está 100%, mas tem ajudado bastante. Ele começou o jogo, ele e o Matheus, porque os dois pediram para jogar. Ainda perguntei se eles iam correr ou andar em campo. O Everton se entrega muito, mas ele vem melhorando. Ele é o Everton. A fase dele não é ruim, digamos que ele não está na melhor fase dele. Mas deu cruzamento para o gol do Paulo [Miranda, o primeiro do Grêmio na virada por 3 a 2], no segundo tempo tivemos chances com ele. Mesmo não estando 100%, é o Everton", argumentou Renato Gaúcho.

Titular absoluto do Grêmio desde 2018, Everton Cebolinha se consagrou ao atuar como ponta, pelo lado do campo. Na primeira temporada no time, marcou 19 gols. Em 2019, chegou a 20 e também teve destaque com a seleção brasileira na Copa América.

Agora, com papel diferente em campo, Cebolinha tenta se reinventar. E o Grêmio também.