Topo

Coronavírus: Grêmio e Inter seguem treinando; veja posição de cada clube

Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

16/03/2020 19h11

Resumo da notícia

  • Inter, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG continuam com treinos programados
  • Atividades seguem mesmo com os campeonatos Mineiro e Gaúcho suspensos
  • Maioria dos clubes da Série A, porém, suspendeu as atividades diárias

Em meio à pandemia do covid-19, boa parte dos clubes brasileiros resolveu acatar as determinações dos órgãos de saúde para a prevenção do vírus e ainda aproveitou a suspensão dos campeonatos por tempo indeterminado para paralisar as atividades diárias, como treinamentos.

Algumas equipes, porém, mantêm a rotina e, ao menos por enquanto, continuam com treinos marcados para amanhã (17). É o caso, por exemplo, dos gaúchos Internacional e Grêmio e dos mineiros Cruzeiro e Atlético-MG, que só interromperam as atividades da base.

Vale ressaltar que os campeonatos gaúcho e mineiro, assim como a maioria dos estaduais, já estão paralisados por conta do surto de Coronavírus no país.

Há quem acredite, porém, que os clubes não devam parar totalmente suas atividades. Em contato com o UOL Esporte, o médico Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo e hoje coordenador de seleções femininas da CBF, sugere que as agremiações dividam os jogadores em grupos para que seja evitado um contato mais próximo com os companheiros.

"Eu acho que é uma coisa tão inédita que ninguém tem certeza das melhores condutas. Você imagina o seguinte: quando uma equipe fica três dias de folga, todo mundo reclama que não treinou, vai perder condicionamento e etc. Imagina um tempo imprevisto... Todas as pré-temporada foram por água baixo, estatísticas... Tático é tático, mas a parte física é complexa. É algo que nunca aconteceu, então nós temos que entender o que fazer com isso", analisa.

"Tem dois tipos de atleta; o eventualmente contaminado com o coronavírus passa a ser um paciente, e o não contaminado um cidadão comum. O que você pode fazer com isso? Criar sistemas de treinamentos de grupos pequenos, separados, para manter performance. Você cria um ambiente de cuidado, com higiene, e organiza o treinamento individual para o atleta ou assistido pelo preparador de forma a manter performance. Não é confronto, dividida, jogar futebol... É fazer um trabalho específico para que ele não perca a sua performance. Para não ter um agrupamento de pessoas no vestiário, você faz horários como se fosse um personal, com grupos de quatro ou cinco, e pode treinar chute a gol, falta com barreira, correr com a bola... Você pode fazer uma série de atividades sem o contato físico, proximidade excessiva, com todas condições de higiene", acrescenta.

Para Marco Aurélio Cunha, cabe aos clubes criar protocolos para que o jogador continue trabalhando e assim não saia tão prejudicado com uma eventual paralisação longa de treinamentos.

"'Ah, mas aí tem o translado'... Mas aí vai ter, o cara vai na farmácia, no carro dele... Tem que se adaptar a uma situação nova. Não existe um protocolo correto. Temos que criar protocolos sem a ampliação de um eventual contágio. Se o atleta está contaminado, passa a ser um paciente a ser tratado na sua casa, com isolamento. Se apresentou sintomas mais graves, passa a ser tratado em unidades hospitalares. Agora, se ele não tem nada, nenhum tipo de patologia, não pode ficar sentado numa cadeira esperando o tempo passar", opina.

"Não pode ficar 20 dias sem fazer uma atividade física. Ele vive disso. Ele precisa treinar. Mas treinar como? Sob orientação especial em um momento especial. Ele é atleta, não trabalha numa loja, ou é advogado, porque é fundamental para ele. Aí cabe à comissão técnica criar uma metodologia para trabalhar com grupos separados. São 30 atletas. Pega seis grupos de cinco, três de manhã e três de tarde. Posso estar errado, é uma coisa inédita. Pela experiência médica, eu tenho que desenvolver uma situação que não prejudique tanto o atleta - prejudicado todos serão. Fica todo mundo com medo e fazendo o politicamente correto que vai agradar por conta da seriedade e tal. Ok, eu também estou com seriedade... Só que eu crio uma fórmula séria, correta, de não perder o elenco, eles precisam trabalhar. Eles não estão doentes", completa.

Confira a situação de cada clube:

ATHLETICO PARANAENSE

Athletico treinou normalmente hoje (16), mas a partir de amanhã todas as atividades estarão suspensas por tempo indeterminado.

ATLÉTICO-GO

Ainda deve treinar normalmente amanhã (17). "Por enquanto, seguimos as instruções dos órgãos de saúde, mas também acatando o movimento da Federação em não paralisar o campeonato", diz a assessoria de imprensa.

ATLÉTICO-MG

Liberou as categorias de base e fechou o CT para imprensa e visitas, mas time principal segue com atividades normais.

BAHIA

O time principal do Bahia ainda aguarda uma definição da Copa do Nordeste para decidir o que fará em relação aos treinos. Já a equipe de transição segue com a programação normal, uma vez que o Campeonato Baiano continua em disputa.

BOTAFOGO

O clube alvinegro divulgou na tarde de hoje (16) que que suspendeu por 15 dias os treinos do profissional e da base.

BRAGANTINO

O Red Bull Bragantino informou que os treinos dos times profissionais masculino e feminino, bem como das categorias de base, serão paralisados.

"Os jogadores ficarão em suas casas e foram orientados a não viajar, não frequentar lugares com aglomeração de pessoas e a seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Os funcionários do clube também seguirão essas medidas", diz nota.

CEARÁ

Segue com treinos marcados para amanhã (17), inclusive das categorias de base. O Campeonato Pernambucano continua sendo disputado normalmente.

CORINTHIANS

O Corinthians anunciou no início da noite de hoje (16) que as atividades no CT Dr. Joaquim Grava estão suspensas por tempo indeterminado. "O mesmo acontecerá no Futebol Feminino e do Departamento de Formação de Atletas", diz a nota.

CORITIBA

Ainda espera uma oficialização da Federação Paranaense, que ainda não paralisou a competição apesar do comunicado da CBF.

CRUZEIRO

Assim como o rival Atlético-MG, liberou as categorias de base e fechou o CT para imprensa e visitas, mas time principal segue com atividades normais.

FLAMENGO

O Flamengo informou que os treinos do futebol profissional e base estão suspensos até a próxima segunda-feira (23). Também nesta segunda, o clube anunciou que o técnico Jorge Jesus testou positivo para o coronavírus.

FLUMINENSE

"Seguindo as recomendações da OMS, as orientações da Ferj após reunião desta segunda-feira, que cancelou os jogos por 15 dias, e pensando no bem-estar de seus jogadores e funcionários, o Fluminense decidiu paralisar as atividades no CTVL, em Xerém, por uma semana", informou a assessoria do Flu.

FORTALEZA

O clube tricolor treina normalmente amanhã (17) e ainda não suspendeu as atividades, já que o Campeonato Cearense segue funcionando normalmente.

GOIÁS

"Aguardamos a reunião entre todas as Federações de clubes, para que então o Goiás possa se posicionar sobre as medidas que devem ser tomadas nas próximas 48h em relação ao Campeonato Goiano", afirmou o presidente executivo Marcelo Almeida.

GRÊMIO

A reapresentação está mantida para amanhã, às 15h30. A programação dos demais dias ainda será definida.

INTERNACIONAL

A reapresentação do grupo de atletas segue marcada para amanhã, 9h30. A partir de amanhã, visando minimizar os riscos, as atividades não terão acesso para a imprensa. Após o treino, o diretor executivo Rodrigo Caetano e um integrante do departamento médico concederão entrevista. A partir de quarta-feira, as coletivas também estarão suspensas.

Por outro lado, o Inter suspendeu as atividades nas categorias de base pelas próximas três semanas.

PALMEIRAS

O Palmeiras cancelou os treinamentos e liberou o elenco para atividades físicas individuais. O clube alviverde criou uma espécie de cartilha de prevenção ao coronavírus (covid-19), além de uma lista de exercícios para que os jogadores mantenham a forma enquanto não voltam a treinar coletivamente.

SANTOS

Os treinos do Santos estão suspensos a partir de amanhã (17) por tempo indeterminado. Os jogadores ainda irão amanhã ao CT para receberem orientações sobre o período sem treinamentos. A decisão vale também para as categorias de base e o time feminino.

SÃO PAULO

O clube anunciou hoje (16) à tarde que todas as atividades do time profissional foram suspensas por tempo indeterminado. Nenhum departamento do CT da Barra Funda terá atividade nos próximos dias. Os funcionários também foram liberados para trabalhar de suas casas - apenas os seguranças ainda frequentarão as dependências do CT.

SPORT

Clube já paralisou a parte administrativa, mas os treinamentos do time principal seguem marcados normalmente.

VASCO

"Diante do estado de alerta mundial, consequência da propagação do Coronavírus (COVID-19), o Club de Regatas Vasco da Gama informa a suspensão das atividades de todas as suas categorias de futebol de base assim como do futebol feminino até o dia 23 de março. O Vasco aguarda a reapresentação dos jogadores amanhã (17) para passar as novas diretrizes após mudanças no departamento (saída de Abel e possível chegada de Zé Luis Moreira na VP de futebol). Clube também definirá nesta terça a situação dos treinos após todos os acontecimentos decorrentes do Coronavírus."

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Fortaleza disputa o Campeonato Cearense, e não o Campeonato Pernambucano como informado anteriormente.