Topo

Internacional

Com time reserva, Internacional domina e goleia São José pelo Gaúcho

Patrick, do Internacional, em partida contra o São José pelo campeonato Gaúcho - Divulgação/Internacional
Patrick, do Internacional, em partida contra o São José pelo campeonato Gaúcho Imagem: Divulgação/Internacional

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 20h50

O Internacional venceu com tranquilidade o São José pelo placar de 4 a 1, hoje (15), em Porto Alegre, pelo Campeonato Gaúcho. Os gols do Colorado foram marcados por Edenílson, Nonato (duas vezes) e Thiago Galhardo. Rafael Goiano marcou o gol do São José. A partida foi realizada com portões fechados por determinação da Federação Gaúcha de Futebol como medida preventiva contra o aumento de casos do coronavírus no país.

Com a vitória, o Inter chegou aos 7 pontos no segundo turno do Gaúchão e é líder isolado do grupo A, com quatro a mais do que o segundo colocado Novo Hamburgo. Já o São José continua com 6 pontos, perde a chance de empatar com o Grêmio no grupo B e cai duas posições.

A Federação Gaúcha de Futebol se reúne amanhã para decidir qual será o futuro da competição. A CBF suspendeu hoje todas as competições que organiza por conta da pandemia e deu autonomia para que cada organizadora decida os próximos passos dos estaduais. O vice-presidente do Inter, Alexandre Chaves Barcellos, afirmou que o Colorado votará a favor da suspensão do campeonato.

Atuação do São José

Tentando se beneficiar do maior costume dos jogadores ao gramado sintético do Francisco Novelletto, a equipe da casa buscou acelerar a partida sempre que possível. Na defesa, o São José até conseguiu segurar o adversário por um bom tempo. Mas, em cobrança de falta, o Inter chegou ao gol, o que pareceu desconcentrar o time de Everton Vanoni. Em apenas cinco minutos, o São José levou dois gols e foi para o intervalo em desvantagem.

Precisando do resultado, o São José foi bastante agressivo na segunda etapa. Conseguiu criar algumas boas situações de gol, principalmente pelas pontas, mas esbarrou na pouca efetividade de seus atacantes. Apesar dos esforços, a equipe da casa encontrou dificuldades para sair jogando e, por muitas vezes, entregou a bola nos pés do adversário. No fim do jogo, o São José aproveitou lance de bola parada e conseguiu diminuir o placar.

Atuação do Inter

Jogando com o time praticamente reserva, o Inter não demorou para começar a controlar a partida. Pottker teve duas chances claras para abrir o placar - uma de cabeça, após escanteio, e outra quando tentou encobrir o goleiro adversário, mas a bola acabou indo para fora. O Colorado criou chances e demorou para conseguir abrir o placar, o que só foi feito nos minutos finais da primeira etapa. Em três minutos, Edenílson, de falta, e Nonato colocaram o Colorado em vantagem.

Com a vantagem, o Inter diminuiu um pouco o ritmo no segundo tempo e passou a controlar a partida, apostando nas saídas em velocidade. A equipe também ficou mais combativa e procurou marcar o São José de perto. Em alguns momentos, chegou a levar alguns sustos na defesa. Marcou o terceiro em um contra-ataque muito bem feito, que passou pelos pés de Patrick, Thiago Galhardo e Nonato, que concluiu para o gol e marcou o segundo dele. O Inter ainda teve tempo de marcar o quarto gol com Galhardo.

Quem foi bem: Nonato

Nonato fez de tudo um pouco no meio-campo colorado. Além de ajudar a ditar o ritmo em um gramado que privilegia a velocidade, marcou dois gols valorizando uma das suas principais características: a chegada na área como elemento surpresa. Também sofreu pênalti, convertido por Thiago Galhardo.

Quem foi mal: Sarrafiore

Dos jogadores mais avançados do Internacional, o argentino foi o que mais destoou. Pouco se apresentou como opção, quase não criou boas chances para a equipe e pareceu distraído em alguns momentos.

Cronologia do jogo

Aos 35 do primeiro tempo, Edenílson bateu bem falta e abriu o placar para o Colorado. Aos 38, Nonato recebeu cruzamento rasteiro de Moisés e ampliou para o Inter. Aos 30 do segundo tempo, Nonato recebeu na entrada da área e marcou o terceiro para os visitantes. Aos 37, Thiago Galhardo bateu pênalti e marcou o quarto. Aos 46, Rafael Goiano marcou o único gol do São José no jogo.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 1 x 4 INTERNACIONAL

Data e horário: 15 de março de 2020, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS)
Gols: Edenilson, aos 35 minutos do primeiro tempo. Nonato, aos 38 do primeiro tempo. Nonato, aos 30 do segundo tempo. Thiago Galhardo, aos 37 do segundo tempo (Internacional). Goiano, aos 45 do segundo tempo. (São José)
Cartão amarelo: Edenilson, Zé Gabriel (Internacional); Diguinho, Rafael Tavares, Wágner (São José)

SÃO JOSÉ: Fábio; Márcio, Marcão, Goiano, Marcelo; Diguinho, Crystopher (Alexandre Camargo), Tavares; Gustavo Xuxa (Matheusinho), Luiz Eduardo, Thayllon. Técnico: Everton Vanoni

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Saravia, Rodrigo Moledo, Zé Gabriel (Pedro Henrique), Moisés; Lindoso, Edenílson (Praxedes), Nonato, Patrick; Sarrafiore, Pottker (Thiago Galhardo). Técnico: Eduardo Coudet

Internacional