Topo

Palmeiras

Quatro atacantes ou Lucas Lima? Palmeiras ainda busca forma de ser efetivo

Siga o UOL Esporte no

Leticia Lazaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2020 04h00

Vanderlei Luxemburgo ainda busca a melhor maneira de montar o sistema ofensivo do Palmeiras com as peças que tem à disposição. Apesar de já ter tentado várias configurações, o treinador ainda busca uma formação ideal. O empate contra a Inter de Limeira, ontem (14), pelo Campeonato Paulista, escancarou as dúvidas do técnico.

No início do ano, Lucas Lima e Raphael Veiga brigavam pela vaga de meio-campista mais avançado no time de Luxa. Com a chegada de Rony, o treinador passou a amadurecer uma ideia de jogo com quatro atacantes, sem a figura do "camisa 10".

Dudu, que sempre jogou pelo lado do campo, passou a jogar por dentro, liberando Willian e o atacante vindo do Athletico Paranaense para jogarem pelas pontas. Na vitória sobre o Guaraní do Paraguai, na última quarta-feira, a ideia deu certo. Dudu fez bom jogo, e o Alviverde dominou o adversário.

Ontem (14), contra a Inter de Limeira, no entanto, o esquema não funcionou. Os quatro jogadores de frente tiveram chances de marcar, mas não aproveitaram. Além disso, os atacantes ficaram longe dos meio-campistas, o que prejudica a transição entre a defesa e o ataque.

Outro ponto importante desse quebra-cabeça que o treinador do Palmeiras precisa resolver diz respeito ao meio. Fica clara a preferência de Luxemburgo por Bruno Henrique e Ramires, que começaram as duas últimas partidas como titulares. Contra a Inter de Limeira, no entanto, os dois foram substituídos no intervalo. Bruno Henrique saiu para a entrada de Patrick de Paula, e Ramires deu lugar a Zé Rafael.

Vendo que o sistema com quatro atacantes não funcionava, Luxa resolveu mudar mais uma vez: tirou o atacante Luiz Adriano e colocou Lucas Lima, na esperança de fazer a bola chegar com mais qualidade à frente e apostando na velocidade de Rony.

Mesmo com um jogador a mais, o Verdão não conseguiu chegar ao gol. O time teve poucas chances na segunda etapa e mostrou que Luxemburgo ainda não conseguiu encontrar a melhor forma de fazer o Palmeiras jogar e ser efetivo.

Agora, o Alviverde enfrenta o Corinthians no próximo domingo (22), pela penúltima rodada da fase de grupos do estadual. Com a semana livre, o técnico deve voltar a quebrar a cabeça para tentar, enfim, encontrar o Palmeiras ideal.

Palmeiras