Topo

Liverpool

Para atingir outro patamar, Liverpool tem até técnico de arremesso lateral

Trent Alexander-Arnold cobra lateral pelo Liverpool  - Paul Ellis/AFP
Trent Alexander-Arnold cobra lateral pelo Liverpool Imagem: Paul Ellis/AFP

Joshua Law

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2020 04h00

Na Floresta Negra, região no sudoeste da Alemanha onde nasceu o técnico do Liverpool Jurgen Klopp, há um ditado comum: "O cabelo na sopa". É sobre perfeição. Para atingir um nível de excelência no que se faz, dizem, todos os detalhes são importantes. Não pode ter nenhum cabelinho na sopa. É com essa filosofia que o clube passou a ter um assistente focado apenas em um fundamento inusitado: os arremessos laterais.

Nesta temporada, o Liverpool atingiu um nível de excelência talvez nunca visto antes nos 28 anos da Premier League. Os Reds conseguiram 61 pontos nos primeiros 21 jogos desta temporada, registrando aproveitamento de 96,8%. É a melhor marca na história das cinco grandes ligas europeias. Atualmente, o time está a 25 pontos à frente do segundo colocado, Manchester City, a maior vantagem de todos os tempos na primeira divisão inglesa.

Isso, em parte, porque todos os detalhes são tratados por Klopp e a sua comissão técnica como se fossem a coisa mais importante do mundo. Desde a nutrição até a dissecação estatística de cada partida, tudo é levado em consideração. Mas o melhor exemplo dessa busca obsessiva pela perfeição talvez seja o Thomas Gronnemark, o primeiro treinador na história "a focar 100% nos arremessos laterais", nas palavras dele, em entrevista ao UOL Esporte.

Futebol, atletismo ou bobsled?

Gronnemark jogou nas divisões de base do AC Horsens, time que atualmente disputa a Superliga Dinamarquesa. Mas enquanto a maioria dos garotos queriam fazer gols ou passes bonitos, ele mantinha um interesse diferente: "Eu sempre fui fascinado pelos arremessos laterais", disse. Tornou-se profissional não no futebol, mas no atletismo, ganhando vários títulos nacionais nos 100m, 200m e 400m rasos. Em 2002, mudou para a equipe dinamarquesa de bobsled, esporte de inverno no qual times descem uma pista estreita de gelo em um trenó.

No tempo em que estava competindo com a equipe de bobsled, resolveu investir também no aspecto de futebol que sempre o interessou. "Se eu consigo bater um bom arremesso lateral, porque não consigo ensinar aos outros a fazerem o mesmo?", pensou.

"Fui para a biblioteca local para achar um livro sobre os arremessos, mas não tinha nenhum. Então eu tinha que criar o meu próprio curso. Levou aproximadamente seis meses, e o meu primeiro clube foi o Viborg FF na Superliga dinamarquesa, no outono de 2004", contou.

Durante anos, trabalhou principalmente com clubes no seu país natal, inclusive o FC Midtjylland, campeão nacional em 2015 e 2018, até que recebeu uma ligação de um número desconhecido, em julho de 2018. Era o técnico do Liverpool. "Klopp me ligou e disse: 'Fizemos uma bela temporada em 2017/18, com o quarto lugar na Premier League e a final da Champions, mas nós saímos muito mal nos arremessos laterais; perdemos a posse de bola quase todas as vezes'. Ele me perguntou se eu gostaria de ir ao Melwood [o CT do clube] para uma reunião", lembrou.

Klopp é famoso por ter uma mente aberta, por querer usar o conhecimento de especialistas em assuntos variados. Imediatamente, o treinador alemão gostou da proposta do Gronnemark. "Para ser honesto, eu nunca tinha ouvido falar de um treinador de arremessos laterais," disse Klopp ao site oficial do Liverpool em 2018. "Quando eu fiquei sabendo do Thomas, era claro que eu queria conhecê-lo; quando eu o conheci, era 100% claro que eu queria empregá-lo", completou.

Gronnemark, que possui o recorde do arremesso mais longo da história, com 51,33m, explica porque essa parte do jogo, muitas vezes menosprezada, é tão significante: "Normalmente tem de 40 a 60 arremessos em um jogo, e a maioria das equipes mantem a posse em menos de 50% das vezes em que bate um arremesso. Quando se tem a bola, pode fazer um gol ou criar uma chance. Se você perde a bola, frequentemente é pego desequilibrado e é muito perigoso", analisou.

Três categorias para arremesso

Existem, segundo ele, três subcategorias de arremesso; o longo, o rápido e o inteligente. Com o Liverpool, ele treina principalmente os rápidos e inteligentes, mostrando para os jogadores como se posicionarem e movimentarem para que não percam a posse e até como criarem chances de gol. O efeito do trabalho tem sido notável.

Na temporada 2017/2018, o Liverpool mantinha a posse de bola em 45,4% dos arremessos. Na temporada passada, esse número subiu para 68,4%. "Nesta temporada temos 13 gols depois de situações de arremesso em todo o campo", afirmou. Os gols do Liverpool nos jogos contra Wolves e Tottenham, feitos a partir de arremessos, decidiram os resultados das partidas. Além do Liverpool, Gronnemark agora trabalha com outros clubes de renome internacional, como o Ajax da Holanda e o RB Leipzig da Alemanha.

Mesmo com o êxito, nem todos na Inglaterra têm se mostrado abertos para as inovações do especialista em arremessos. Ex-jogadores como Steve Nicol e Andy Gray questionaram sua contratação, mas o dinamarquês de 44 anos não dá muita bola para os críticos. "Acho que não têm o conhecimento. Acho que foi pouco inteligente eles tirarem sarro, mas isso não é para eu decidir. Então, eu levo na boa. Sei que estou no caminho certo, sei que eu ajudo os meus clubes", minimizou.

Pergunte para Jurgen Klopp se Gronnemark tem ajudado. Certamente, a resposta será positiva. Klopp diria, talvez, que o dinamarquês tenha tirado um cabelo da sopa do Liverpool.

Liverpool