Topo

Lusa assusta, mas vitória em dia ruim reforça "outro patamar" do Flamengo

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/03/2020 04h00

O Flamengo precisou de muita insistência no ataque para vencer a Portuguesa de virada, ontem (14), pelo Campeonato Carioca, em um Maracanã com portões fechados em função do coronavírus. Particularidades do jogo à parte, o Rubro-Negro voltou a flertar com uma "zebra", mas a vitória em uma noite de atuação ruim reforçou que a equipe de Jorge Jesus está em "outro patamar", expressão célebre do atacante Bruno Henrique para falar sobre o clube.

Esta não foi a primeira vez que o Flamengo, que foi a campo com time misto, teve dificuldades para bater um pequeno no estadual, ainda que contra a Lusa tenha demorado mais de 90 minutos para balançar as redes. Na final da Taça Guanabara, contra o Boavista, o Rubro-Negro também atuou mal e precisou suar muito para sair com o título.

Assim como naquela oportunidade, entretanto, Jesus contou com reservas de luxo (ou mesmo titulares) para resolver os problemas em campo. Com armas para modificar qualquer jogo e qualidade para vencer todas as equipes - não só no estado, mas no continente -, o Flamengo mais uma vez se impôs pela força do elenco, muito acima das possibilidades dos rivais e principalmente do adversário da noite.

"Hoje parecia que seria a primeira derrota do Flamengo comigo no Maracanã. O que me alimenta é que eu confio muito nesta equipe... Eu sei que um gol a gente vai fazer. Eu estava pensando: eu posso não ganhar, mas perder não vou, porque a gente vai fazer um gol. E pronto. As coisas depois apareceram com facilidade", afirmou Jorge Jesus, invicto há 28 jogos no estádio.

Com Vitinho, Michael e Lincoln nas vagas de Diego, Pedro e Arão no segundo tempo, o Flamengo teve 80% da posse de bola no segundo tempo e pressionou a Portuguesa em sua área nos últimos 25 minutos de jogo. Mesmo com seus meias e atacantes pouco inspirados e sem Gabigol, artilheiro da equipe na temporada com 11 gols, o Rubro-Negro mostrou mais uma vez que é capaz de bater qualquer time mesmo em noites ruins.

"Esta é uma equipe que acredita sempre que pode ganhar. A gente vai massacrando, massacrando... Jogamos contra uma equipe que não tem a qualidade do Flamengo. Jogou fechada, praticamente os 95 minutos dentro da sua defesa, não nos deixando às vezes ter tanto espaço. Mas a gente foi percebendo o jogo deles, fomos introduzindo novos jogadores com outras características, o que deu para mudar o jogo. E se houvesse mais tempo, faríamos mais gols", opinou Jesus.

O casamento da equipe forte com o treinador que não perde no estádio a 28 jogos reforçou o que os rubro-negros chamam de "outro patamar". Financeira e tecnicamente superior aos concorrentes no Estadual, o Flamengo mostrou mais uma vez que não permite erros, principalmente contra equipes de menor porte.

"Dou os parabéns à equipe da Portuguesa. Agora quem joga assim, pode demorar mais ou menos tempo, mas nunca ganha. Perde sempre. Mas às vezes pode empatar (risos)", comentou Jesus, em crítica ao futebol reativo da equipe da Ilha do Governador.