Topo

Corinthians

Corinthians fica no empate com o Ituano na Arena e se complica no Paulista

Arena Corinthians com cadeiras vazias durante duelo Corinthians x Ituano - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Arena Corinthians com cadeiras vazias durante duelo Corinthians x Ituano Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 17h51

O Corinthians segue em crise no Campeonato Paulista. Hoje (15), em uma vazia Arena, que teve os portões fechados como medida contra a pandemia do coronavírus, o Alvinegro empatou por 1 a 1 com o Ituano e segue fora da zona de classificação para as quartas de final. Os visitantes abriram o placar com Breno Lopes, e Luan fez para os donos da casa.

Com o resultado, o time da capital chegou a 11 pontos, na terceira colocação do Grupo D. Já o Ituano é o lanterna do C, com dez. O resultado fez o São Paulo garantir classificação para as quartas de final como líder da chave do clube de Itu.

O Corinthians tem um clássico previsto para a próxima rodada. A equipe do técnico Tiago Nunes enfrenta o Palmeiras no domingo (22), na Arena. O Ituano, por sua vez, encara a Ferroviária, na segunda-feira, dia 23. As partidas, porém, podem ser adiadas. Amanhã, na sede da Federação Paulista, os presidentes dos clubes se reúnem para decidir quais serão os próximos passos na competição.

Histórico, mas sem festa

A partida deveria ser com festa. Afinal, era o jogo de número 200 do Corinthians em sua casa. Inaugurado em maio de 2014, o estádio foi palco de 123 vitórias alvinegras, de 54 empates e de 23 derrotas dos donos da casa. Curiosamente, essa foi a primeira vez que o estádio teve portões fechados para o público.

Pedrinho em quarentena

Como voltou de Portugal após assinar sua transferência para o Benfica, o jogador não integrou a delegação do Corinthians. O departamento médico do clube alvinegro julgou mais prudente deixar o jogar de quarentena por causa da pandemia de coronavírus. Mas um trabalho específico será feito para ele não perder peso nos próximos dias.

"Estamos cumprindo a determinação dada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (13). O Pedrinho ficará em isolamento até quarta-feira (18). É uma questão de precaução e de cumprir os protocolos e orientações de vigilância epidemiológica", disse o médico Ivan Grava.

Sem torcida?

O Corinthians entrou em campo para viver uma situação um tanto quanto inusitada. Pela primeira vez em 200 jogos, a Arena teve portões fechados para a torcida. Por causa da pandemia mundial do coronavírus, o público não pode acompanhar as partidas do Paulistão realizadas em estádios da capital. Ainda assim, os Alvinegros deram um jeito para contar com o apoio dos gritos da Fiel no duelo com o Ituano.

O clube utilizou gravações dos cânticos da torcida e as reproduziu no sistema de som do estádio. Nos telões de led, foram exibidas imagens de corintianos.

1T | 08 min: Sem torcida? Se liga no sistema de som da @A_Corinthians! #SCCPxITU (0x0)#NarraComigo#VaiCorinthians pic.twitter.com/106Hv91LE0

-- Corinthians (@Corinthians) March 15, 2020

Quem foi bem

Luan - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Luan chamou a responsabilidade, criou boas jogadas e ainda teve tranquilidade para marcar o seu.

Quem foi mal

Cássio falhou no lance do gol do Ituano. Boselli, por sua vez, perdeu boas oportunidades.

Desempenho do Corinthians

A equipe de Tiago Nunes mostrou disposição, mas faltou organização e objetividade. Quando o Ituano chegava nos contragolpes, levava perigo para Cássio.

Desempenho do Ituano

O time jogou retraído e esperando o adversário, por isso correu muitos riscos.

Cronologia do jogo

O Corinthians tinha mais posse de bola e dominava as ações, mas poucas vezes conseguia finalizar. Já o Ituano explorava os contragolpes. Em uma descida ao ataque, pela esquerda, a equipe do interior abriu o placar. Breno Lopes fez o cruzamento, mas a bola acabou indo na direção do gol. Cássio ainda tentou, sem sucesso, dar o soco para afastar.

"Difícil falar, tenho de ver o lance. Tinha de tirar a bola, mas não sei se ele cruzou ou chutou, e acabei levando o gol", desconversou Cássio.

Em vantagem, o Ituano recuou ainda mais, e o Corinthians criou diversas oportunidades. Boselli, por exemplo, ficou cara a cara com Edson, mas acertou o goleiro, e a bola ainda bateu no travessão antes de sair. Mas a pressão alvinegra surtiu efeito. Depois de falha adversária, Everaldo tocou para Luan, que mandou para o fundo das redes.

Ciente de que precisava do resultado, o Corinthians atacou ainda mais durante o segundo tempo. A equipe teve boas oportunidades, algumas desperdiçadas por Boselli. Tiago Nunes fez as três alterações para dar força ao sistema ofensivo, mas faltou capricho na finalização.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1x1 ITUANO

Data: 15 de março de 2020, domingo
Competição: Campeonato Paulista (10ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Marco Antônio de Andrade e Herman Brumel Vani
Cartões amarelos: Camacho (Corinthians); Pacheco e Léo Duarte (Ituano)
Gols: Breno Lopes aos 14 minutos do 1º tempo; Luan aos 47 do 1º tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Pedro Henrique e Carlos; Camacho, Cantillo (Araos) e Luan; Yony González, Boselli (Vagner Love) e Everaldo (Janderson). Técnico: Tiago Nunes

ITUANO: Edson; Pacheco, Suéliton, Léo Rigo e Breno Lopes; Baralhas, Paulinho Dias e Marcos Serrato; Yago (Luizinho), Gabriel Taliari (Luiz Paulo) e Minho (Léo Duarte). Técnico: Vinícius Bergantin

Corinthians