Topo

Até futebol de várzea suspende jogos por coronavírus antes de profissionais

Jogadores disputam a bola num jogo da várzea - Diego Padgurschi /Folhapress
Jogadores disputam a bola num jogo da várzea Imagem: Diego Padgurschi /Folhapress

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 12h26

Enquanto o futebol profissional no Brasil continua com suas atividades neste fim de semana, mesmo diante da pandemia da covid-19, a várzea paulista resolveu interromper suas atividades para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Torneios importantes, como a Copa Pioneer, que costuma reunir até 20 mil pessoas em dezenas de jogos por rodada nos campos da periferia da cidade, resolveram adiar as partidas marcadas para o fim de semana.

"Eu vi a prefeitura cancelando teatro, show e fiquei preocupado porque a fase que estamos agora é de jogos decisivos e juntaria umas 20 mil pessoas no campo. É tudo o que esse vírus precisa pra contaminar mais pessoas", afirmou Sergio Pioneer, organizador do torneio cuja final está marcada para o final de maio no Allianz Parque.

"Liguei pros 24 times e todos perceberam que havia o risco de alguém chegar contaminado, passar pra outra pessoa, essa pessoa levar esse vírus pra casa e acabar contaminando filho, mulher e idosos, que podem morrer com essa doença."

Copa Pioneer - Divulgação - Divulgação
Copa Pioneer, torneio da várzea de São Paulo, teve atividades suspensas por causa do coronavírus
Imagem: Divulgação

Na esteira da decisão da Pioneer, outros torneios também resolveram suspender suas atividades, colaborando com esforço de contenção do vírus. A Copa da Paz, que tem início marcado para maio, já anunciou que deve começar apenas em julho. Isso porque o congresso técnico da competição estava marcado para acontecer no começo de abril, mas acabou adiado indefinidamente.

De acordo com o organizador Bruno Melo, 300 pessoas costumam participar dessa reunião preparatória, e como ela ocorre em um ambiente fechado, optou-se por adiá-la.

"Os organizadores da várzea já se anteciparam e cancelaram tudo", disse Henrique Nove de Julho, promotor da Copa Nove de Julho. "Isso deve acontecer na próxima semana também." Outros torneios como a Copa Vida Loka seguiram o mesmo caminho.

Mas nem todos os promotores da várzea aceitaram suspender suas atividades neste fim de semana diante da crise da covid-19.

Sidnei Agrasso, promotor da Copa Libertadores Bola Show de Futebol de Sete, afirmou que as partidas serão realizadas normalmente até segunda ordem. "Nossos jogos não são de grande aglomeração", afirmou. "Vejo que isso é um jogo totalmente imbecil dos políticos. Como eles pensam neles e a infraestrutura de hospital é crítica, estão com medo de dar um surto da doença, mas somos de um país tropical e essa doença cresce no frio, pelo que estou vendo."

"Estamos monitorando e caso precise podemos cancelar mais para frente", afirmou.

São Paulo é a cidade brasileira com mais casos confirmados de coronavírus. O Campeonato Paulista segue com jogos realizados sem torcida na capital, mas continuam normalmente com público no interior do Estado.

A pressão para a interrupção do campeonato, como já aconteceu na maioria das ligas importantes no mundo, tende a crescer. Ontem, o técnico Jorge Jesus, do Flamengo, pediu para que o Carioca fosse suspenso. Hoje, jogadores do Grêmio entraram em campo no Gaúcho usando máscaras, um protesto silencioso contra o prosseguimento do campeonato em meio à pandemia.