Topo

Como a Conmebol vai proceder sobre a pancadaria generalizada no Gre-Nal

Confusão no jogo entre Grêmio e Internacional pela Libertadores 2020 terminou com oito expulsos - Jeferson Guareze/AGIF
Confusão no jogo entre Grêmio e Internacional pela Libertadores 2020 terminou com oito expulsos Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • A Conmebol não tem pressa para definição de suspensão dos jogadores que brigaram no clássico Gre-Nal.
  • Com a Libertadores suspensa, o trâmite será cumprido com tranquilidade.
  • Os relatórios do árbitro da partida e do delegado do jogo irão ditar os próximos capítulos, que pode ter abertura de procedimento e julgamento.
  • Ainda há incerteza sobre em qual jogo as suspensões serão cumpridas, já que a competição está suspensa.
  • De cara, os oito expulsos precisam cumprir a suspensão automática.

A Conmebol não tem pressa para definir as punições a serem impostas aos jogadores de Grêmio e Inter após a pancadaria que tomou conta do clássico Gre-Nal da última quinta-feira. Com a Libertadores paralisada em razão do coronavírus, a instituição cumprirá o trâmite normal de avaliação da batalha ocorrida no gramado da Arena.

A reportagem do UOL Esporte apurou como será o procedimento, cujo primeiro prazo é segunda-feira. Até o início da próxima semana, dois relatórios serão entregues ao Comitê Disciplinar da entidade. O primeiro é feito pelo árbitro Fernando Rapalini, da Argentina. O segundo é construído pelo delegado da partida, Dário Herrera, também argentino.

Munido dos relatos de ambos os documentos, o Comitê Disciplinar poderá abrir um processo para avaliar o que houve. A entidade não tem por costume punir jogadores que não foram figura central deste tipo de caso. Ou seja, apenas os expulsos é que devem sofrer aplicação de novas penas.

Em seguida, caso seja decidido pelo Comitê, haverá um julgamento. Neste caso, os departamentos jurídicos de Inter e Grêmio terão oportunidade e prazo para apresentação das defesas de seus atletas. O Tribunal que jugará o caso é formado por: Eduardo Brown, do Paraguai, Amarilis Belisario, da Venezuela, Antônio Carlos Meccia, do Brasil, Cristóbal Valdéz, do Chile, e Diego Pirota, da Argentina.

Segundo apurou o UOL Esporte, Moisés e Paulo Miranda são os jogadores que devem sofrer penas ampliadas. Todos os expulsos estão, imediatamente, fora do próximo jogo em razão da suspensão automática.

Tabela gera dúvida e suspensão pode ser no próximo Gre-Nal

O caso está longe do fim e precisa passar por um longo processo até a conclusão do julgamento. E além disso, há uma nova dúvida. Sem segurança sobre o calendário e o que será definido sobre as partidas suspensas em razão do coronavírus, os jogadores que participaram da briga podem acabar suspensos do próximo encontro entre Grêmio e Inter, marcado para o início de abril.

O Colorado ainda tem mais dois atletas suspensos em razão do terceiro amarelo. São eles: Musto e Marcos Guilherme.

Até a definição do caso e o retorno da competição continental, ambos os times dão atenção ao Gauchão e estão prestes a se enfrentar novamente, agora pelo returno da competição.