Topo

Inglês - 2019/2020

Jornais dizem que competições na Inglaterra podem voltar só no 2º semestre

Retorno das competições na Inglaterra a partir de 4 de abril é colocada em xeque por dirigentes locais, de acordo com veículos como The Independent e Daily Mail; destino de torneios atualmente em disputa é incerto, e clubes menores correriam riscos - Carl Recine/Reuters
Retorno das competições na Inglaterra a partir de 4 de abril é colocada em xeque por dirigentes locais, de acordo com veículos como The Independent e Daily Mail; destino de torneios atualmente em disputa é incerto, e clubes menores correriam riscos Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 19h39

As atividades do Campeonato Inglês estão suspensas pelo menos até 4 de abril, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o cenário no futebol da Inglaterra pode ser mais catastrófico, segundo a imprensa local. De acordo com o jornal The Independent, existe a possibilidade de uma pausa das competições nacionais até o segundo semestre.

A publicação informa que as autoridades esportivas locais "estão preparadas para uma paralisação total da modalidade pelo menos até setembro". O cenário ofereceria riscos de prejuízos financeiros e até de falência para diversos clubes e para as próprias competições locais.

O jornal relata que autoridades sanitárias da Inglaterra, reunidas ontem em Londres, entraram em contato com entidades esportivas para informar que o cálculo referente à presença de público em estádios pode ter sido equivocado. Até então, havia planos de manter os jogos pelo menos até este final de semana.

Com medida de precaução, a Premier League teria cogitado a realização de partidas com portões fechados. No entanto, os exames que apontaram a presença do novo vírus no técnico do Arsenal, Mikel Arteta, e em diversos jogadores exigiram medidas mais drásticas.

Desde hoje, todos os jogos das principais divisões masculinas e femininas do futebol inglês estão paralisadas até o começo de abril, mas uma fonte citada pelo diário diz que "a ideia que estaremos jogando até lá é ridícula". "A data é vista por algumas fontes como uma mera manobra para ganhar tempo", descreve o jornal.

Entre as competições masculinas, segundo o jornal Daily Mail, existe a chance de que os clubes se recusem a retomar os torneios nacionais até o final da temporada. Além do Campeonato Inglês, ainda está em disputa a Copa da Inglaterra. A Copa da Liga Inglesa foi vencida pelo Manchester City.

As preocupações de dirigentes citadas incluem o risco de mais jogadores contraírem o novo coronavírus durante a paralisação das atividades. Considerando jogadores, integrantes de comissões técnicas, funcionários e diretores, sete clubes da elite local registraram casos da Covid-19: Arsenal, Bournemouth, Brighton, Chelsea, Everton, Leicester e Manchester City.

Outro temor local diz respeito à possibilidade de a temporada ser prolongada além de junho. Pelo menos 69 jogadores da primeira divisão inglesa têm contratos apenas até 30 de junho, e a chance de algum deles assinar com outros times — inclusive rivais — colocaria em xeque as disputas.

O Independent diz ainda que existe a possibilidade de se encerrar prematuramente a temporada nacional 2019/2020, mas não há consenso a respeito da definição dos torneios. "Uma minoria de clubes deseja declarar a temporada nula e sem efeito, recomeçando após o meio do ano", diz o jornal. A publicação afirma também que os envolvidos consideram "improvável" a hipótese, mas acredita que seria difícil uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas. Acessos e rebaixamentos seriam definidos pelas equipes que atualmente ocupam as posições correspondentes.

A pressão deve começar a aumentar a partir da próxima semana. "Os fluxos de renda secarão, mas os salários ainda precisarão ser pagos. A maioria dos clubes da primeira divisão pode sobreviver a uma pausa prolongada, mas muitas equipes da English Football League (segunda, terceira e quarta divisões) ficarão vulneráveis nas próximas semanas", descreve o diário. "Tal situação pode levar a Premier League a ser pressionada a oferecer assistência financeira, mas os clubes da primeira divisão podem ter problemas adicionais."

Na próxima semana, a Uefa irá se reunir com todas suas 55 associações para discutir a situação. Em pauta, devem estar a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Eurocopa — que pode até ser adiada para 2021. No entanto, as competições nacionais também sejam debatidas.

Coronavírus liga alerta pelo mundo