PUBLICIDADE
Topo

Jogos suspensos? Portões fechados? Como covid-19 afeta os Estaduais

Troféu do Campeonato Paulista de 2019 - Divulgação/FPF
Troféu do Campeonato Paulista de 2019 Imagem: Divulgação/FPF

Do UOL, em Santos (SP)

13/03/2020 12h57Atualizada em 13/03/2020 18h01

Resumo da notícia

  • Coronavírus afeta eventos pelo Mundo. Mas e nos Estaduais?
  • UOL Esporte entrou em contato com as Federações pelo Brasil
  • Algumas delas, como a Gaúcha, já anunciaram portões fechados
  • Outras ainda esperam uma posição oficial da CBF ou de autoridades
Classificação e Jogos

O Coronavírus assusta e já adia diversos eventos pelo Brasil e pelo Mundo. Mas e os principais campeonatos estaduais que correm por aqui nos próximos dias? Sofrem alguma mudança - como adiar jogos ou disputar as partidas com portões fechados?

O UOL Esporte entrou em contato com as principais federações de futebol pelo país e, algumas delas, já anunciaram que os jogos desse final de semana acontecerão com portões fechados. Até agora, nenhuma delas suspendeu alguma partida, como vem acontecendo na Europa e até mesmo nos jogos da Libertadores, por exemplo.

Confira as posições das Federações: *

BAIANA

Por enquanto, não. Tudo se mantém normal. Aguardamos qualquer determinação da CBF ou órgãos superiores.

CARIOCA

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro determinou aos clubes que suspendam preventivamente a venda de ingressos para os jogos deste fim de semana. A FERJ aguarda diretrizes dos órgãos governamentais para decisão final.

CATARINENSE

"A Federação Catarinense de Futebol está acompanhando de perto e com preocupação com essa situação do Coronavírus. Estamos aguardando um posicionamento das autoridades nacionais e locais para que, assim, possamos tomar uma providência em relação aos jogos que serão disputados daqui para frente no Estado de Santa Catarina". (Fábio Nogueira, diretor de competições da FCF).

CEARENSE

O posicionamento do futebol cearense é de tranquilidade e alerta quanto às orientações da CBF para as competições nacionais e locais.

GAÚCHA

A Federação Gaúcha de Futebol informa que todas as partidas que ocorrerão neste fim de semana pelo Gauchão Ipiranga 2020 e pela Divisão de Acesso 2020 serão realizadas com portões fechados. A medida segue as orientações do governo do Estado em relação ao risco de contágio do coronavírus.

GOIANA

A Federação Goiana de Futebol informou que está aguardando uma posição oficial do Governo do Estado para se posicionar sobre os jogos do Estadual.

MINEIRA

A Federação Mineira de Futebol também optou por realizar as próximas partidas com os portões fechados. Sendo assim, os seis jogos do Módulo I e os outros seis do Módulo II da rodada desse fim de semana serão fechados ao público.

PARANAENSE

A FPF resolveu acatar a determinação do Ministério da Saúde e terá a última rodada da fase de grupos, no domingo (15), com portões fechadas.

PAULISTA

A Federação Paulista de Futebol anunciou hoje (13) que as partidas do Paulistão realizadas na cidade de São Paulo neste fim de semana serão disputadas com portões fechados. Os confrontos que ocorrerão fora da capital terão presença de público, até segunda ordem.

* a reportagem ainda não conseguiu resposta da federação pernambucana

Futebol