Topo

São Paulo

Em alta, artilheiro Dani Alves vira exemplo no São Paulo de Fernando Diniz

Siga o UOL Esporte no

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 04h00

Quando foi contratado pelo São Paulo, em agosto do ano passado, Daniel Alves fez questão de dizer que não era um salvador da pátria. Neste ano, porém, o camisa 10 tem decidido partidas e passou a ser figura fundamental no desempenho da equipe.

Ontem (11), por exemplo, ele foi autor de um dos gols na vitória por 3 a 0 sobre a LDU, pela Copa Libertadores. Por isso, não é de se estranhar que o artilheiro do clube na temporada, com cinco gols em dez partidas, tenha virado até exemplo para o elenco de Fernando Diniz.

"Tenho uma sintonia muito grande com o Daniel. Ele é um exemplo de pessoa, como conduz as coisas. O Daniel não estava sendo muito compreendido, mas ele é um cara muito coletivo. Quando o coletivo vai bem, ele vai se destacar. Ele gosta de colocar todo mundo para cima, chega no CT e é o último a sair da mesa. Ele tem qualidades que acho que são replicáveis. Não dá para a gente pedir para o cara driblar igual ao Neymar, mas como se comporta, sim", disse Fernando Diniz.

Em março e quase igual ao artilheiro de 2019

No ano passado, quando o São Paulo fechou a temporada com o pior ataque de sua história, o artilheiro fora Pablo, com sete gols em 28 partidas (média de 0,25 por duelo). Em março de 2020, Daniel Alves já está perto de alcançar o colega, com cinco tentos em dez partidas (média de 0,5 por confronto). Vale destacar que até hoje, o melhor desempenho do astro em uma temporada foi obtido entre 2005/2006, pelo Sevilla, com 18 gols em 68 jogos (média de 0,26 por partida).

"O Daniel tem ajudado bastante. Tem jogado mais próximo da área. Tem entrado na área. Você pode ver que uns dois gols ele estava dentro da área. O Diniz pede para entrar na área. Quando o cara tem experiência, qualidade e tem esse futebol, todo mundo sabe que é muito bom. Ele tem qualidade para finalizar e fazer os gols. Quanto mais marcar melhor para nós", afirmou Pato sobre Daniel Alves.

Desfalques e retorno

O São Paulo pode ter o desfalque de Tiago Volpi nas próximas partidas. O goleiro sentiu dores na mão direita após choque com um adversário e precisou ser substituído por Lucas Perri. O meia atacante Everton, por sua vez, poderá voltar a atuar na Libertadores após cumprir suspensão. O time enfrenta o Santos, sábado, pelo Paulistão, e o River Plate, terça, pela Libertadores.

Opinião dos blogueiros

Menon

Foi a noite em que parte das intenções de gol virou alegria, confiança...e gols. Três anotações em 14 tentativas. Mais que os 20% de aproveitamento com que Diniz sonhava.

Juca Kfouri

Já no Morumbi o São Paulo fez na LDU, em 15 minutos, os gols que tem perdido ultimamente, contra o Binacional, por exemplo, que levou de 8 a 0 do River Plate na baixitude de Buenos Aires, como deverá levar em São Paulo.

São Paulo