Topo

Coronavírus: Federação Francesa de Futebol suspende atividades amadoras

Veto só é válido para equipes que não disputam torneios da LFP - US Créteil-Lusitanos/Divulgação
Veto só é válido para equipes que não disputam torneios da LFP Imagem: US Créteil-Lusitanos/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 19h01

A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou hoje a suspensão de suas competições no país em decorrência da pandemia internacional do novo coronavírus.

Em nota, o presidente da FFF, Noël Le Graët, informou a interrupção de "todas as atividades e competições administradas pela Federação, suas ligas e seus distritos, em todo o território". As medidas foram tomadas após o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciar o fechamento de escolas e universidades até segunda ordem.

Como as três primeiras divisões do Campeonato Francês masculino (Ligue 1, Ligue 2 e Championnat National) são organizadas pela Ligue de Football Professionnel (LFP), o veto só vale para competições consideradas amadoras. As duas primeiras divisões femininas (Division 1 e Division 2) são de responsabilidade da FFF.

"Os anúncios do presidente da República levam a Federação Francesa de Futebol a assumir suas responsabilidades de contribuir sem ambiguidade para conter a crise de saúde que atinge o nosso país. Consequentemente, desejo anunciar esta noite a suspensão de todas as atividades e competições administradas pela Federação, suas ligas e seus distritos, em todo o território", diz a nota da FFF.

"Portanto, todos os campeonatos amadores femininos e masculinos, de todas as categorias de idade, os vários torneios e jogos, os treinamentos e as atividades das escolas de futebol estão suspensos a partir de amanhã, sexta-feira, 13 de março, até novo aviso. Elas serão retomadas assim que as condições sanitárias permitirem", completou.

Nas principais divisões masculinas, a LFP anunciou ontem que os jogos serão realizados sem torcida até 15 de abril. A final da Copa da Liga Francesa, originalmente marcada para 4 de abril, foi adiada.