Topo

Libertadores - 2020

Coronavírus causa temor entre jogadores de Fla e SPFC: "Vida vale mais"

Alexandre Pato admitiu que foi fazer teste do coronavírus após mal-estar - Bruno Ulivieri/AGIF
Alexandre Pato admitiu que foi fazer teste do coronavírus após mal-estar Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Alexandre Araújo, José Eduardo Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

12/03/2020 00h54

O aumento do número de casos do novo coronavírus no Brasil e a classificação da doença como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ontem (11), causa temor entre os jogadores de futebol do País e já mexe com a rotina dos elencos de Flamengo e São Paulo, por exemplo.

Ainda que as equipes tenham entrado em campo nesta quarta-feira, pela Libertadores, em condições normais — não houve nenhuma medida para esvaziar os estádios do Morumbi e Maracanã ou, então, casos suspeitos entre os times —, o covid-19 é motivo de preocupação entre os atletas.

"Sobre o coronavírus é até uma coisa engraçada. Sábado (7) estava mal, fui ao hospital fazer o exame, graças a Deus não tive nada. É muito triste para o futebol, imaginar estádios sem torcida, jogos paralisados. Independentemente do futebol, a saúde é o mais importante. O que for decidido que seja melhor para todos, temos que aceitar. A vida vale mais que o trabalho", afirmou Alexandre Pato após a vitória diante da LDU.

O flamenguista Bruno Henrique, que foi convocado para os primeiros jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2022, soube após o triunfo sobre o Barcelona-EQU que as rodadas podem ser canceladas e também demonstrou preocupação.

"Preocupante. Se for em prol de todo mundo, não tem o porquê não tomar as medidas. É assustador o que está acontecendo no mundo inteiro. Temos de nos precaver. Estar sempre ligados com essa situação. Não é algo simples", disse.

"A saúde do ser humano é o mais importante. Se o pessoal decidir tomar certas medidas, temos que acatar isso. Não podemos brincar com este tipo de coisa porque são vidas. Temos que lidar com tudo isso do melhor jeito. É ficar tranquilo e acatar o que o pessoal achar melhor fazer", afirmou o jovem são-paulino Igor Gomes.

Thiago Maia, por sua vez, fez até uma sugestão para a imprensa. "A gente fica triste, mas tem pessoas qualificadas vendo isso. Até vocês mesmo [jornalistas] é bom passar álcool na mão."

Em meio à incerteza sobre os próximos compromissos internacionais para os times brasileiros, tendo em vista a situação das Eliminatórias, o vice-presidente de futebol rubro-negro disse que o clube irá acatar as decisões oficiais.

"Ainda não teve nenhum contato da Conmebol. Essa é uma preocupação do mundo inteiro. Essa é uma pergunta muito fácil de responder [sobre coronavírus]: o Flamengo vai seguir as recomendações do Ministério da Saúde, do governo e dos órgãos que vão tratar desse assunto. Se tiver de paralisar o campeonato, vamos apoiar. Se tiver jogo, jogaremos. Não tem 'achismo', o que for determinado, vamos cumprir", pontuou.

O português Jorge Jesus, técnico do Fla, também comentou sobre o assunto. "Estamos todos apreensivos e não sabemos muito bem o que pode fazer. Não sabemos o que instituições esportivas podem fazer. Isso será depois do que acontecer socialmente. No Brasil, não há tantos indicadores quanto na Europa, principalmente em Portugal que está em pânico."