Topo

São Paulo

São Paulo abre série decisiva para respaldo a Diniz e estabilidade política

Fernando Diniz, técnico do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Fernando Diniz, técnico do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

Não é exagero dizer que o São Paulo encara a partida desta noite como uma final. Depois de estrear na fase de grupos da Copa Libertadores com derrota, o Tricolor paulista recebe a LDU hoje (11), às 21h30, no Morumbi. O jogo abre uma sequência decisiva para as pretensões do clube no torneio continental e para ter tranquilidade no Campeonato Paulista.

Após o duelo com os equatorianos, o time enfrenta o Santos, pelo Estadual, no sábado, e o River Plate, da Argentina, novamente pelo torneio internacional. Se não obtiver os pontos esperados nestes confrontos, o respaldo ao técnico Fernando Diniz não deve ser igual ao de hoje (mesmo com duas derrotas consecutivas, ele está com moral junto ao departamento de futebol).

Além disso, até mesmo para a política interna do São Paulo o resultado da partida desta noite tem importância. Neste ano, será realizada a eleição presidencial. Muito se fala sobre a força do mandatário Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, dentro do Conselho Deliberativo. Caso a equipe tenha êxito nesta etapa da Libertadores, Leco ganha fôlego dentro do clube para terminar o seu mandato com um pouco menos de pressão. Resultados ruins devem aumentar os questionamentos e diminuem até o poder de influência no processo de sucessão.

O desempenho do time na competição também impacta em outras áreas do São Paulo, como na parte financeira. No ano passado, por exemplo, o São Paulo deixou de faturar entre bilheteria, premiações e direitos de transmissão, cerca de R$ 20 milhões por ter caído na Pré-Libertadores. Para 2020, de acordo com a previsão orçamentária, o objetivo é disputar ao menos até as oitavas de final da Libertadores.

Até o fim deste mês, ou seja, após essa sequência na competição continental e a disputa de 11 rodadas do Estadual, os conselheiros licenciados que têm cargos remunerados precisarão optar por permanecerem empregados ou pela vaga no Conselho. Por isso, até mesmo na decisão destes dirigentes o desempenho do time deve interferir.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO x LDU

Data: 11 de março de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Competição: Copa Libertadores, 2ª rodada da fase de grupos
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Taran e Agustín Berisso (ambos do Uruguai)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony, Pato e Pablo (Vítor Bueno). Técnico: Fernando Diniz.

LDU: Gabbarini, Quintero, Guerra, Rodríguez e Ayala; Antonio Valencia, Villarruel e Sornoza; Marcos Caicedo, Zunino e Christian Borja. Técnico: Pablo Repetto

São Paulo