Topo

Palmeiras

Palmeiras amadurece esquema com 4 atacantes em novo triunfo na Libertadores

Siga o UOL Esporte no

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo voltou a atuar no esquema 4-2-4 na terça-feira, com quatro atacantes e nenhum meio-campista de origem. A estratégia deu certo: o time alviverde venceu o Guaraní-PAR por 3 a 1 e se isolou na liderança do Grupo B da Libertadores.

Satisfeito, o treinador não poupou elogios ao quarteto ofensivo composto por Rony, Dudu, Willian e Luiz Adriano, autor dos três gols do triunfo obtido no Allianz Parque.

O esquema idealizado por Luxemburgo veio à tona na estreia do Palmeiras na competição continental, justamente na primeira partida do recém-contratado Rony. Antes da chegada dele, os meio-campistas Raphael Veiga e Zé Rafael, mais recuado, eram considerados titulares.

Luxemburgo, então, passou a escalar Dudu por dentro do meio-campo. A atuação na vitória sobre o Guaraní rendeu elogios tanto do jogador quanto do treinador.

Luiz Adriano teve noite de artilheiro pelo Palmeiras contra o Guaraní na Libertadores - Bruno Ulivieri/AGIF - Bruno Ulivieri/AGIF
Luiz Adriano teve noite de artilheiro pelo Palmeiras contra o Guaraní na Libertadores
Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

"Não tem meia, estamos jogando com quatro atacantes. Eu dou uma mãozinha para marcar, mas a intenção é ter o controle da bola como tivemos no segundo tempo. Vamos trabalhar o que o Vanderlei pede para a gente continuar evoluindo", disse o camisa 7.

"Dudu por dentro pega muito na bola, não espera tanto a bola na ponta. Os companheiros buscam o tempo todo. E ele ainda abre espaços na defesa do adversário", ressaltou Luxemburgo, que negou que essa opção esteja ligada à fase instável dos meio-campistas do elenco.

Durante a partida, o Palmeiras mostrou uma intensa movimentação. Dudu, muitas vezes, caiu pelo lado direito, invertendo com Willian. Luiz Adriano também se deslocou bastante para os lados. Rony, nesse cenário, entrava na área para concluir.

Com o quarteto bem próximo à área adversária, coube a Bruno Henrique, que atuou cm Ramires no meio-campo defensivo, armar o jogo em alguns momentos.

"Eles encostaram no ataque na segunda bola. Não ficamos presos na defesa. Passamos a jogar no campo do adversário com mais frequência. Eles também deram cadência ao time", finalizou Luxemburgo.

Palmeiras