Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Goleiro que substitui Alisson foi campeão em 10 dias e já encarou Balotelli

Adrián San Miguel tem 17 partidas e dois títulos pelo clube inglês em menos de uma temporada - Hannah Mckay/Reuters
Adrián San Miguel tem 17 partidas e dois títulos pelo clube inglês em menos de uma temporada Imagem: Hannah Mckay/Reuters

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

Fora da última convocação da seleção brasileira por ter se lesionado durante um treino do Liverpool, Alisson também será baixa no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. Hoje (11), às 17h, o time inglês tentará reverter a vantagem do Atlético de Madri (1-0), no estádio Anfield, com um nome inusitado no gol: Adrián San Miguel.

O substituto do brasileiro é nascido na Espanha, tem 33 anos e defende o Liverpool há menos de uma temporada.

Mesmo em pouco tempo, já tem participação em um título: a Supercopa da Europa, disputada em 14 de agosto do ano passado, na Turquia. Escalado contra o Chelsea, Adrián fez boas defesas no tempo normal - empate em 2 a 2 - e defendeu o quinto pênalti do time adversário, o que garantiu o título. O curioso é que ele tinha sido contratado apenas dez dias antes, quando Simon Mignolet trocou o banco do Liverpool pelo Club Brugge, da Bélgica. Título express.

"Que história fantástica", resumiu o técnico Jurgen Klopp, que naquele dia não contou com Alisson por lesão.

Aquela final foi só o segundo jogo de Adrián pelo Liverpool. Antes disso, ele tinha atuado em pouco mais de um tempo na primeira rodada do Campeonato Inglês, justamente quando o brasileiro se machucou. Depois foram só mais 15 jogos — dois na fase de grupos da Champions. O espanhol também foi campeão mundial ao ficar no banco de reservas na vitória inglesa sobre o Flamengo, em dezembro. É uma trajetória ainda no começo que chega hoje a seu momento mais importante.

Confusão com Balotelli

Adrián já se envolveu em uma confusão com Balotelli. Em 2014, o goleiro atuava no West Ham, e o atacante defendia o próprio Liverpool. Em jogo pela Premier League que o time do espanhol vencia por 2 a 0, o italiano deu uma entrada forte no goleiro durante uma tentativa de reposição de bola. Adrián não gostou do choque com o adversário e no chão debruçou-se sobre ele para reclamar acintosamente. Eles levantaram e chegaram a tocar as testas em momento de tensão, mas não se agrediram. Cartões amarelos para ambos.

Balotelli e Adrián - Mike Hewitt/Getty Images - Mike Hewitt/Getty Images
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Seis anos de West Ham

Formado nas categorias de base do Real Betis e com passagens por empréstimo por outros clubes pequenos da Espanha, Adrián conseguiu se destacar na temporada 2013/2014 e acabou contratado pelo West Ham. Foram 150 jogos em seis temporadas, com 43 partidas sem sofrer gols - os clean sheets são uma estatística muito valorizada no futebol inglês. Ele perdeu a titularidade no ano passado, quando Fabianski, ex-Arsenal, se firmou, e não teve o contrato renovado.

Antes da proposta do Liverpool, aceita em dois dias, ele ficou mais de um mês sem time, usando a estrutura de um clube semi-amador da Espanha para se manter em forma.

Golaço em amistoso

Em 2016, durante um jogo festivo do West Ham para homenagear Mark Noble, Adrián decidiu que queria marcar um gol. Ele saiu jogando da própria área e driblou adversários com a ajuda de dois companheiros que o cercaram para chamar a marcação e deixá-lo livre para balançar as redes. Foi uma festa em Upton Park.

O humor de Klopp

Quando o Liverpool venceu o Chelsea na final da Supercopa da Europa, Klopp falou sobre a "história fantástica" de Adrián ter sido campeão em dez dias. Depois, fez uma piada bem a seu estilo: imitou Rocky Balboa em uma das cenas finais do primeiro filme da franquia "Rocky", quando o personagem de Sylvester Stallone vence Apollo Creed nos ringues e, machucado, chama pelo nome de Adrian, a quem se declara. Klopp imitou até a boca de Stallone nos microfones.

Rocky e Klopp - Montagem sobre Reprodução - Montagem sobre Reprodução
Klopp imitou até a boca de Rocky Balboa para chamar "Adriannnn" após título do Liverpool
Imagem: Montagem sobre Reprodução

Volta para casa?

Adrián San Miguel é nascido em Sevilha e chegou ao Betis aos 11 anos de idade. Ele foi profissionalizado em 2006, mas ficou no time B. Em 2011/2012 subiu para a equipe principal até estrear aos 25 anos, em uma goleada sofrida para o Málaga. No ano passado, ele foi procurado para voltar à Espanha, mas recusou a proposta do Valladolid para seguir na Inglaterra e acabou alvo do Liverpool. Neste ano foi especulado um possível retorno ao Betis, mas ele também rejeitou. O contrato com o Liverpool vai até o meio de 2021, com possibilidade de renovação para mais uma temporada.

Só no EI Plus você assiste ao vivo a 100% dos jogos da Champions League! Assine agora pelo UOL Esporte Clube!