Topo

Cruzeiro

Futuro rival na Série B mira façanha contra o Cruzeiro na Copa do Brasil

Com possível presença de Thiago no ataque, Cruzeiro recebe o CRB em jogo pela Copa do Brasil - Douglas Magno/Light Press/Cruzeiro
Com possível presença de Thiago no ataque, Cruzeiro recebe o CRB em jogo pela Copa do Brasil Imagem: Douglas Magno/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

11/03/2020 04h00

Cruzeiro e CRB iniciam na noite de hoje (11), às 21h30, o primeiro jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Depois de passar por São Raimundo-RR e Boa Esporte, a Raposa pegará pela primeira vez um time que também será seu adversário na Série B do Campeonato Brasileiro, que começa em maio. O histórico conta a favor do time celeste, mas a equipe alagoana tentará duas façanhas inéditas no confronto: vencer a Raposa e avançar para a quarta fase.

Apenas seis duelos foram jogados por Cruzeiro e CRB em toda história. Os mineiros levaram a melhor em quatro ocasiões, empatando as outras duas. O último confronto foi em 2006, também pela Copa do Brasil. O Cruzeiro venceu por 2 a 0 no estádio Rei Pelé. Na época, o regulamento da competição permitia que o jogo da volta não fosse realizado, já que a vitória ocorreu por dois gols de diferença.

Nas duas primeiras fases da atual edição da competição, o CRB eliminou o Independente e o Paysandu, ambos do Pará. Se conseguir tirar o Cruzeiro da Copa do Brasil, os alagoanos avançarão pela primeira vez à quarta fase. Em 2018 e 2019, a equipe caiu para o São Paulo e para o Bahia, respectivamente, dando adeus na terceira fase. Além da façanha, a premiação de R$ 2 milhões também será muito bem-vinda aos alagoanos, assim como no Cruzeiro, que atravessa sua maior crise em quase 100 anos.

Fase ruim da defesa celeste

Uma preocupação que já se tornou frequente no Cruzeiro é com a defesa. O clube levou gols nos últimos oito jogos, sendo que não foi vazado apenas nas duas primeiras partidas do ano. Além disso, outro alerta é para o poder de reação dos comandados de Adilson Batista. Dos seis compromissos que saiu atrás do marcador, o time só conseguiu virar o jogo em uma ocasião, empatando outros três jogos e saindo derrotado por duas vezes.

"Não sofrer gols é sempre muito favorável, independente da competição. É primordial tomar o menor número de gols possíveis para passar consistência, confiança para o torcedor e para ficar mais perto da vitória. Mas são coisas que podemos corrigir, temos muitas coisas positivas, não é por isso que está tudo errado dentro da equipe. São detalhes que podemos evitar. Um problema maior seria a falta de um equilíbrio entre a defesa e o restante da equipe, mas não vemos isso dentro do Cruzeiro, somente esses detalhes que podem ser corrigidos com conversas no treinamento", comentou o goleiro Fábio.

FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO x CRB-AL

Motivo: terceira fase da Copa do Brasil, jogo de ida
Data/Hora: 11/03/2020 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Cacá, Arthur (Léo) e João Lucas; Jadsom, Filipe Machado; Mauricio, Everton Felipe; Thiago (Pedro Botelho) e Marcelo Moreno. Técnico: Adilson Batista.

CRB: Victor Souza (Mardden); Lucas Mendes (Príncipe), Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá e Rafael Longuine; Luidy, Erik e Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo.

Cruzeiro