Topo

Campeonatos

La Liga


Coronavírus: Espanha também fecha estádios em jogos da 1ª e 2ª divisões

Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid - Sergio Perez/Reuters
Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid Imagem: Sergio Perez/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 08h22Atualizada em 10/03/2020 11h20

Os jogos da La Liga, tanto da primeira quanto da segunda divisão da Espanha, serão disputados com portões fechados por pelo menos duas semanas. A medida serve como prevenção à expansão o coronavírus e foi tomada após contato com o Conselho Superior de Esportes (CSD) e o Ministério da Saúde espanhois.

A informação foi confirmada pelo UOL Esporte com fontes ligadas à La Liga no Brasil.

A Espanha é um dos países mais afetados pelo surto de coronavírus. O número de pessoas infectadas chegou a 1.204, com 28 mortes, segundo o último boletim divulgado ontem pelo ministério da Saúde espanhol.

As próximas duas rodadas do Campeonato Espanhol serão realizadas entre 13 e 15 de março e entre 20 e 22 do mesmo mês.

A entidade responsável por organizar as duas primeiras divisões do futebol espanhol afirma que vai continuar em contato permanente com o Ministério da Saúde e com o CDS para seguir com as recomendações. Atualmente, os portões fechados são a alternativa.

Antes da rodada do futebol espanhol, o Valencia vai experimentar esta experiência nesta terça-feira (10). O duelo contra a Atalanta, válido pelo jogo da volta da fase oitavas de final da Liga dos Campeões, será disputado com portões fechados.

Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) hoje que os jogos do Campeonato Português da primeira e segunda divisões serão com portões fechados. O grupo de emergência criado por Fernando Gomes, presidente da FPF, continuará monitorando a situação da epidemia do coronavírus no país e poderá rever as medidas adotadas, seja para reduzi-las ou ampliá-las.

Dentre os principais jogos da 25ª rodada do Campeonato Português, o Benfica irá receber o Tondela no Estádio da Luz e o Porto irá viajar para encarar o Famalicão. No país, a epidemia do coronavírus ainda está em fase de contenção e até a última segunda-feira, 39 casos haviam sido confirmados.