Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Neymar volta a jogar no aniversário da irmã após 5 anos. Fama é justa?

Rafaella posa ao lado de Neymar em Paris em março do ano passado - Reprodução/Instagram
Rafaella posa ao lado de Neymar em Paris em março do ano passado Imagem: Reprodução/Instagram

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

09/03/2020 11h35

Nesta quarta-feira (11), Neymar estará em ação pelo Paris Saint-Germain contra o Borussia Dortmund, pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, no mesmo dia em que sua irmã Rafaella completa 24 anos de idade. Nos últimos anos, o camisa 10 ganhou a fama de se ausentar de jogos do time francês e do Barcelona para comemorar o aniversário dela —e também o seu, que é no dia 5 de fevereiro, Mas será que essa fama é justa?

O UOL Esporte relembrou o que Neymar fez no seu aniversário e no aniversário da sua irmã nos últimos cinco anos. É fato que o brasileiro não esteve em campo nas últimas cinco temporadas em jogos realizados perto do dia 11 de março. Mas em algumas ocasiões, o jogador brasileiro se recuperava de lesões graves, o que impede a associação do desfalque às festas.

O astro participou de três das últimas quatro festas feitas pela irmã em São Paulo. Aos amigos, ele não esconde que marcar presença no aniversário da Rafaella é importante —tanto que ele chegou a combinar folgas com Barcelona e PSG no período.

Em relação ao seu aniversário, Neymar atuou pela última vez em jogos do PSG realizados perto do dia 5 de fevereiro pela última vez em 2018, às vésperas da grave lesão que o fez retornar aos campos apenas para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Neste ano, ele ficou fora do jogo contra o Nantes, e a versão oficial é de que ele se recuperava de lesão nas costelas. Mas o treinador Thomas Tuchel admitiu publicamente que não gostou da festa do astro, feita dias antes.

Abaixo, o UOL Esporte mostra o que aconteceu com Neymar em jogos próximos aos dias 5 de fevereiro e 11 de março:

2015

Aniversário de Neymar

Neymar comemorou o aniversário em campo. Foi uma bela exibição, com direito a gol marcado na goleada por 5 a 2 do Barcelona sobre o Athletic Bilbao, fora de casa, pelo Campeonato Espanhol. O jogador vivia sem melhor momento no clube espanhol era o melhor desde 2013, ano em que se transferiu, e terminou com a conquista da Tríplice Coroa (campeão da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei).

Aniversário da irmã

Neymar aproveita folga do Barcelona para curtir uma badalada festa da irmã - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

A comissão técnica do Barcelona bolou uma estratégia com Neymar para "zerar" cartões para o terço final do Campeonato Espanhol. Sendo assim, o brasileiro forçou o amarelo na vitória por 3 a 1 contra o Granada, dia 28 de fevereiro, tendo cumprido a automática em duelo considerado fácil com o Rayo Vallecano, no Camp Nou —mesmo sem ele, o Barça venceu por 6 a 1.

Por conta da suspensão, Neymar passou por um período de dez dias sem jogos e recebeu aval do Barcelona para a folga no Brasil. Assim, o jogador aproveitou a oportunidade para comparecer ao aniversário de Rafaella, em São Paulo.

2016

Aniversário de Neymar

Na ocasião, Neymar teve a chance de atuar duas vezes na semana do seu aniversário. A primeira foi uma exibição de gala do Barcelona, com goleada por 7 a 0 sobre o Valencia, pela Copa do Rei. O brasileiro não marcou, mas deu duas assistências. Na segunda, ele também não fez gol, mas o time venceu o Levante por 2 a 0 pelo Campeonato Espanhol.

Aniversário da irmã

7.mar.2016 - Neymar prestigia a irmã Rafaella Santos no aniversário de 20 anos dela - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News

O plano do Barcelona de suspensão de Neymar se repetiu. O brasileiro reclamou muito com o árbitro durante goleada por 5 a 1 sobre o Rayo Vallecano e recebeu o cartão amarelo desejado aos 45 minutos do segundo tempo. Novamente, um trato com o Barça previa dias de folga.

Neymar foi ao Brasil para comemorar o aniversário da irmã, em São Paulo, e desta vez recebeu duras críticas da mídia catalã, que dizia que os cartões eram propositais. "Neymar tem uma fórmula para ir ao aniversário da irmã que o Barcelona não é capaz de explicar", escreveu o jornal catalão Sport, à época.

2017

Aniversário de Neymar

Neymar seguiu o histórico de show na semana do aniversário. O Barcelona goleou o Alavés por 6 a 0, fora de casa, pelo Campeonato Espanhol. O brasileiro fez um gol e deu duas assistências na partida.

Aniversário da irmã

11.mar.2017 - Irmã de Neymar, Rafaella Santos completou 21 anos neste sábado. Desta vez, ela aproveitou o aniversário em Barcelona, cidade onde vive o craque, ao lado de familiares e alguns amigos. Algumas fotos publicadas nas redes sociais de Rafaella e Neymar mostraram um pouquinho da celebração - Reprodução/Snapchat - Reprodução/Snapchat
Imagem: Reprodução/Snapchat

O período era de decisão. Três dias antes do aniversário de Rafaella, Neymar foi o destaque da incrível goleada por 6 a 1 sobre o PSG, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, uma das maiores exibições de sua carreira. Após o jogo, o clube anunciou que o brasileiro se queixou de dores na coxa e seria ausência do confronto contra o Deportivo La Coruña, no dia 12 de março.

Na ocasião, a própria mídia catalã começou a trabalhar com a coincidência da ausência de Neymar nos dois anos anteriores. Porém, desta vez, Rafaella Santos foi a Barcelona para festejar a data ao lado do irmão. O camisa 10 voltou a atuar logo depois.

2018

Aniversário de Neymar

Já pelo PSG, Neymar jogou pela última vez na semana do seu aniversário na vitória por 1 a 0 contra o Toulouse, fora de casa, pelo Campeonato Francês. A partida aconteceu dias depois de o jogador realizar uma grande festa na capital francesa, situação que o pressionou para ter bom rendimento em campo. Nenhuma deficiência física ou técnica foi notada no brasileiro no duelo em questão.

Aniversário da irmã

Neymar e Bruna vão à festa de Rafaella Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A fratura no pé direito era grave, ainda mais pela proximidade da Copa do Mundo. Neymar entrou em rota de choque com o PSG ao decidir operar e se tratar no Brasil e deixou o cenário ainda mais delicado ao aparecer de muletas na festa de aniversário de Rafaella, em São Paulo.

Neymar foi ao local acompanhado da namorada Bruna Marquezine e irritou ainda mais a torcida do PSG, que já reclamava da falta de comprometimento com o clube. A volta a Paris só aconteceu no fim de abril para a fase final do tratamento.

2019

Aniversário de Neymar

Lesionado, Neymar estava triste e não queria comemorar o aniversário. Foi convencido por pessoas próximas, mas a festa foi vista como exagerada pela crítica francesa. Isso porque o brasileiro celebrou de muletas e não se importou em aparecer alcoolizado em vídeos feitos por convidados. A situação incomodou a diretoria do PSG.

Aniversário da irmã

Rafaella comemora aniversário sem a presença de Neymar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Neymar ainda sofria com a lesão no pé direito, mas seguia tratamento em Paris e não foi ao aniversário da irmã em São Paulo. O jogador então expôs vídeos e fotos na internet em que lamentava a ausência ao lado de toda a família e enviava mensagens de parabéns. Rafaella fez a primeira grande festa de aniversário sem a presença do irmão.

Em Paris, Neymar era criticado por parte imprensa e torcedores. Duas semanas antes do aniversário da irmã, ele foi ao Brasil para o Carnaval e curtiu o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, na Sapucaí, com muletas. O retorno a Paris ocorreu justamente no trágico dia da inesperada eliminação para o Manchester United, nas oitavas de final da Liga dos Campeões.