Topo

Atlético-MG

Sampaoli fala em reconstruir time do Atlético-MG e resume estilo: "Ataque"

Jorge Sampaoli foi apresentado como o novo treinador do Atlético-MG na tarde de hoje (9) - Divulgação/Atlético-MG
Jorge Sampaoli foi apresentado como o novo treinador do Atlético-MG na tarde de hoje (9) Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/03/2020 14h33

Jorge Sampaoli foi apresentado como novo técnico do Atlético-MG na tarde de hoje (9). O argentino se manifestou sobre o elenco, definiu o que pretende fazer durante o compromisso na Cidade do Galo e fez uma análise sobre a falta de estabilidade dos treinadores no futebol brasileiro.

Perguntado sobre a rotatividade no comando do clube, que teve seis treinadores durante a gestão de Sérgio Sette Câmara, o técnico se manifestou e ainda fez uma projeção do que espera na Cidade do Galo.

"Um treinador sabe que aqui no Brasil, vendo no ano passado, que vários colegas ficaram sem emprego muito rápido. Não creio que uma multa seja o que me dará segurança. Aqui no Brasil se pontualiza muito mais o sistema de não respeitar o processo. Eu me desafio para me direcionar à diretoria e ao torcedor, porque o Atlético vem muito golpeado nos últimos tempos, mas tem que levantar a cabeça e saber que o jogador tem que respeitar essa camiseta. O Mineiro é um grande do futebol brasileiro. Se estivermos à altura, o processo caminhará", afirmou.

Jorge Sampaoli ainda apontou a principal característica de seu trabalho. Ele crê que o ataque será fundamental na sua forma de atuar no clube mineiro: "Eu diria só com uma palavra: ataque. Para mim, ataque é o sonho, ainda mais para essa equipe que está um pouco golpeada, temerosa".

As mudanças no elenco também são tratadas com cautela. Jorge Sampaoli vê o plantel desanimado, mas fala em construir um time forte nos próximos compromissos.

"A partir de agora, teremos que avaliar o que temos em casa, aliado ao que a gente já fez de análise. O elenco está um pouco frustrado nesse início de ano, porque não conseguiu coisas importantes. É buscar uma forma de avaliar para ver o grupo. É tentar prevalecer sobre um estilo, sobre uma cultura de jogo. É construir, em pouco que temos, um elenco ambicioso. Há pressão e urgência, não vamos vincular o jogo a um aspecto determinante. Temos que ver o jogo. Que a torcida saiba o que somos e o que apontamos, além da busca de vitórias", concluiu.

Jorge Sampaoli assinou com o Atlético por duas temporadas. O seu contrato se encerra em dezembro de 2021. Ele chega ao clube com cinco profissionais em sua comissão técnica: Gabriel Andreata (gerente esportivo), Jorge Alberto Desio (auxiliar técnico), Pablo Fernández (preparador físico), Marco Fernández (assistente de preparador físico) e Diogo Alves (analista de desempenho).

Atlético-MG