Topo

STJD interdita área do Beira-Rio por seis meses e suspende organizadas

RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

06/03/2020 18h53

A quinta comissão disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) interditou área do estádio Beira-Rio onde ficam as torcidas organizadas. A decisão foi tomada hoje (6) em julgamento que apreciou a briga generalizada envolvendo torcedores do Internacional depois do jogo contra o Atlético-MG, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Além do setor fechado, as torcidas foram suspensas.

Tanto interdição do espaço como suspensão das organizadas vale por 180 dias, de acordo com o Tribunal.

O Internacional vai recorrer da decisão e deve pedir esclarecimento ao STJD sobre início do período de interdição. A preocupação imediata é com o jogo diante do Brasil-PEL, domingo (8), pela segunda rodada do returno do Campeonato Gaúcho.

Em dezembro, houve briga do lado de fora do estádio. Além da interdição do espaço, três organizadas estão proibidas de acessar o Beira-Rio. As sanções valem por 180 dias.

As torcidas suspensas são Camisa 12, Nação Independente de Guarda Popular. Durante o período de punição, está proibida a entrada de itens que remetam aos grupos organizados.

O Inter foi denunciado no artigo 213, inciso I do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e poderia ser punido com jogos sem torcida e multa. A briga entre torcedores foi registrada depois da partida do clube gaúcho com o Atlético-MG. O relator do processo chegou a votar por punição ao Inter com dois jogos de portões fechados, mas acabou sendo vencido pelos demais integrantes da mesa.