Topo

Ronaldinho pode ser liberado hoje; entenda o que pode acontecer

Ronaldinho deixa o Ministério Público do Paraguai após prestar depoimento ao lado do irmão Assis - JORGE ADORNO
Ronaldinho deixa o Ministério Público do Paraguai após prestar depoimento ao lado do irmão Assis Imagem: JORGE ADORNO

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 11h07

A liberação de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto Assis da acusação sofrida no Paraguai deve ser formalizada hoje (6), às 12h (horário de Brasília), em uma audiência em Assunção, capital do país. Ao que tudo indica, a sessão solene será apenas protocolar, já que o Ministério Público decidiu não oferecer denúncia aos dois.

Na noite de ontem, o Ministério Público confirmou que os dois seriam beneficiados por terem colaborado com a Justiça no caso dos passaportes falsos. A lei paraguaia permite que, nesse caso, os suspeitos sejam liberados sem denúncia.

O mesmo não acontecerá com outras três pessoas envolvidas no caso. O Ministério Público informou que o empresário Wilmondes Sousa Lira - que já teve sua prisão preventiva decretada - e as duas mulheres que foram detidas ontem serão acusados do crime.

Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis foram detidos pela polícia do Paraguai na noite de quarta-feira (4), sob a acusação de portar passaportes falsos. O ex-jogador desembarcou horas antes no país para participar de dois eventos que aconteceriam ontem.

O que se sabe

Detido no hotel com Assis

Ronaldinho e Assis acabaram detidos pela Polícia paraguaia na noite de quarta-feira (04) na suíte de um hotel. A convite para dois eventos no país vizinho, o ex-jogador do Barcelona e o irmão receberam passaportes e registros civis (equivalente ao RG brasileiro) paraguaios. Nos documentos, o ex-camisa 10 da seleção era identificado como paraguaio naturalizado.

Por que não abordaram Ronaldinho no aeroporto?

O reconhecimento dos documentos falsos de Ronaldinho e Assis ocorreu ainda no aeroporto paraguaio. Porém, diante de todo o cenário de presença de público para a chegada do ex-jogador, as autoridades decidiram postergar a abordagem para o período da noite, já no hotel e minimizando as chances uma confusão com fãs do antigo astro do Barcelona.

Quem foi preso?

Ronaldinho e Assis não serão acusados e seguem colaborando com o Ministério Público paraguaio. Até o momento, Wilmondes Sousa Lira, brasileiro de 45 anos, acabou preso pela polícia sob a acusação de fornecer os passaportes. Duas mulheres com suposta relação com o caso também foram detidas pelas autoridades.

Depoimento de 8h

Ronaldinho e Assis permaneceram 8h no Ministério Público para prestar esclarecimentos. Os dois chegaram pela manhã e só saíram no fim da tarde, sem responder a totalidade de perguntas sobre o caso.

Ronaldinho fica no Paraguai ou volta?

Até o momento, a estratégia da defesa de Ronaldinho é de permanecer no Paraguai enquanto se desenrolam as investigações. Nos próximos dias, conforme o avanço do caso, a Justiça do país decidirá sobre a obrigatoriedade da presença do ex-atleta em terras paraguaias.

Caso rende renúncia

O caso Ronaldinho provocou a renúncia de Alexis Penayo, diretor do Departamento de Migrações do Paraguai. Penayo alegou falta de apoio. Em nome do ministro Euclides Acevedo, o Ministério do Interior paraguaio criticou publicamente o departamento pela falta de posição assim que Ronaldinho desembarcou no país.

O que não se sabe

O que alegaram sobre como receberam os passaportes?

Ronaldinho e Assis receberam os passaportes de Wilmondes Sousa Lira. A defesa do jogador diz que encarou o documento falso como uma forma de "homenagem" paraguaia ao atleta, antes da participação nos eventos. Do lado da Justiça paraguaia, contudo, não há uma posição sobre o assunto.

Por que usou passaporte para entrar no Paraguai?

Esta é a principal questão a ser abordada. Por acordo entre os países do Mercosul, qualquer cidadão brasileiro não precisa de passaporte para países como Paraguai, Argentina e Uruguai. Ronaldinho e Assis entrariam em Assunção somente com o RG, sem a necessidade de apresentar o documento paraguaio no desembarque.