Topo

Tite chama Gabigol, Everton Ribeiro e B. Henrique para Eliminatórias

Do UOL, em São Paulo

05/03/2020 18h00Atualizada em 06/03/2020 14h01

O técnico Tite convocou hoje a seleção brasileira para os primeiros jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O treinador chamou três jogadores do Flamengo: Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro.

Além de Everton Ribeiro, do Fla, outra novidade é a convocação do volante Bruno Guimarães, do Lyon. O jogador de 22 anos tem sido um dos destaques do clube francês.

Em entrevista coletiva, o treinador negou qualquer contato com o clube carioca para falar sobre a convocação de três jogadores. "Não (teve negociação) com clubes, com nenhum, clube, como critério, é um início de Copa do Mundo, uma responsabilidade muito grande, um acompanhamento muito grande e de escolhas. [Temos] Autonomia de escolhas dos atletas", afirmou.

A seleção estreia nas Eliminatórias no dia 27 de março, contra a Bolívia, em Recife. No dia 31, a equipe joga contra o Peru, em Lima. No total, Tite chamou 24 atletas, um a mais do padrão, por conta da suspensão que o atacante Gabriel Jesus tem de cumprir na partida contra os bolivianos, por conta de um cartão vermelho recebido na final da Copa América, no ano passado.

A lista

Goleiros

Ederson (Manchester City-ING)
Ivan (Ponte Preta)
Weverton (Palmeiras)

Laterais

Daniel Alves (São Paulo)
Danilo (Juventus-ITA)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Renan Lodi (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros

Eder Militão (Real Madrid-ESP)
Felipe (Atlético de Madri-ESP)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)

Meio-campistas

Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Bruno Guimarães (Lyon-FRA)
Everton Ribeiro (Flamengo)
Fabinho (Liverpool-ING)
Coutinho (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes

Bruno Henrique (Flamengo)
Everton (Grêmio)
Gabigol (Flamengo)
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Richarlison (Everton-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)

Por que Alisson não foi convocado?

O goleiro Alisson, do Liverpool, sentiu uma lesão muscular em um treino do Liverpool nesta semana e não foi chamado. Ederson, do Manchester City, Weverton, do Palmeiras e o jovem Ivan, da Ponte Preta, que tem idade para defender a seleção olímpica, foram os escolhidos por Tite.

7 jogadores do futebol nacional na lista. Clubes brasileiros são obrigados a liberá-los?

Sim. Todos os jogos das Eliminatórias são "datas-Fifa", e os clubes do Brasil e do exterior são obrigados à liberação dos atletas chamados. A presença de atletas em atividade no futebol nacional, por sinal, foi um dos destaques da lista: sete atletas foram lembrados, de cinco clubes diferentes. Apenas o Flamengo teve mais de um nome chamado.

Em quais jogos os convocados podem desfalcar seus clubes

Os Campeonatos Carioca, Gaúcho e Paulista terão rodadas em 1º de abril, um dia depois de a seleção principal enfrentar o Peru, em Lima. O que pode implicar em desfalques aos clubes envolvidos —isso para não falar dos atletas chamados para a seleção olímpica. Confira a lista completa de partidas aqui.

Tite na primeira convocação da seleção para as eliminatórias - Felipe Moreno / MoWA Press - Felipe Moreno / MoWA Press
Imagem: Felipe Moreno / MoWA Press

E a seleção olímpica, vai jogar contra quem?

Uma hora depois de Tite convocar para as Eliminatórias, o técnico André Jardine anunciou sua lista de atletas para amistosos da seleção olímpica. O problema? A CBF já não sabe mais quem o time enfrentará e quando serão esses jogos. Por conta do novo coronavírus, foram cancelados os jogos previstos contra Arábia Saudita e Egito, nos dias 26 e 29 de março, respectivamente, em Dubai. Para constar, Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Reinier estão relacionados. Foram chamados oito atletas que jogam em clubes brasileiros.

CBF vai monitorar jogadores em protocolo por conta do coronavírus

A CBF anunciou hoje que vai fazer monitoramento de todos os jogadores convocados por conta do surto do novo coronavírus. "Todos sabemos que os jogadores chegarão de diversos países. Tomaremos as medidas para preservar os atletas e comissão", afirmou Juninho Paulista, coordenador da seleção.

Até quando vai a disputa das Eliminatórias? O que o Brasil precisa fazer para ir a Copa?

As Eliminatórias serão disputadas em 18 rodadas, com a primeira acontecendo no próximo dia 27 de março e a última no dia 16 de novembro de 2021. A competição é disputada pelas dez seleções sul-americanas filiadas à Conmebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas se enfrentam em dois turnos, em pontos corridos.

Classificam-se para o Mundial as quatro seleções melhores colocadas. A quinta colocada ainda terá a chance de classificação através de um playoff de repescagem intercontinental.