PUBLICIDADE
Topo

Libertadores é a "obsessão" ou Brasileirão vale mais? Blogueiros opinam

Grêmio de Renato Portaluppi costuma dar prioridade à Copa Libertadores - REUTERS/Luisa Gonzalez
Grêmio de Renato Portaluppi costuma dar prioridade à Copa Libertadores Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez

Do UOL, em Santos (SP)

05/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Libertadores deve ser uma obsessão para os times brasileiros?
  • Ou o Campeonato Brasileiro deve ser encarado da mesma forma?
  • "Não. O Brasileiro deveria ser a prioridade", analisa Juca
  • Renato: "Sim. É a competição mais importante do continente"
Classificação e Jogos

Entra ano, sai ano, e a mesma discussão volta à tona quando as datas de Libertadores e Campeonato Brasileiro começam a se cruzar: os clubes brasileiros que disputam o torneio sul-americano devem priorizá-lo? Abrir mão do Nacional é um erro?

Aproveitando esse tema e o início da fase de grupos da Libertadores, fizemos a seguinte pergunta aos blogueiros do UOL: o torneio sul-americano deve ser uma obsessão para os times brasileiros e considerado o grande objetivo e sonho do ano? Confira o que eles responderam.

ANDRÉ ROCHA

Para quem disputa deveria ser sempre tratada como prioridade na temporada, a não ser em casos específicos como o São Paulo: indo para oito anos sem títulos e que deve valorizar até o Paulistão para acabar com esse jejum.

ANDREI KAMPFF

Cada time tem seu contexto. Para Palmeiras e Corinthians, é o título a ser buscado. Para Internacional e Grêmio, acho a conquista do Brasileiro mais importante em função do jejum de título.

Leia o blog Lei em Campo.

BOLÍVIA

Claro, representa a supremacia no continente e a chance de dominar o mundo.

JUCA KFOURI

Não. O Campeonato Brasileiro deveria ser a prioridade.

MARCEL RIZZO

Ainda é, mas não deveria ser. Nunca vi sentido em poupar no Brasileiro para jogar a Libertadores, torneio em que as fases finais se tornam eliminatórias e um jogo ruim pode decretar o fim da temporada.

MAURO CEZAR

Um objetivo a mais, contudo, sempre há o risco de fracasso por uma noite ruim em mata-mata. Jamais a colocaria como prioridade absoluta diante do Campeonato Brasileiro.

MENON

Não. O Brasileiro é um campeonato espetacular e merece respeito. Não se pode abandoná-lo desde o início, como Mano e Renato fazem.

PERRONE

Esportivamente, conquistar o Brasileirão deveria ser a grande meta. É a melhor competição em jogo tecnicamente e a mais difícil. A Libertadores ainda é uma bagunça e cheia de armadilhas que atrapalham os times esportivamente. O grande atrativo é a oportunidade que ela dá para os sul-americanos enfrentarem os grandes europeus.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim. É a competição mais importante do continente.

RODRIGO MATTOS

Todos os times brasileiros deveriam pautar suas temporadas pelo Brasileiro, com metas dentro da principal competição nacional que é mais previsível por ser pontos corridos. Deve haver um planejamento, sim, pensando em bom desempenho na Libertadores, mas com a consciência de que, em mata-mata, há um fator imprevisível.

Futebol