Topo

Fabinho se diz ansioso por seleção e revela consulta de Cesar Sampaio

Fabinho comemora após partida do Liverpool contra o Norwich City - John Sibley/Reuters
Fabinho comemora após partida do Liverpool contra o Norwich City Imagem: John Sibley/Reuters

Mauricio Andrade

Colaboração para o UOL, em Londres

05/03/2020 10h00

A frustração de ter ficado fora da Copa América do ano passado e o fato de ainda não ter se firmado com a camisa da seleção brasileira não desanimam Fabinho às vésperas de mais uma convocação. Muito pelo contrário. Um dos pilares do Liverpool de Jürgen Klopp, o volante brasileiro é seguido de perto por César Sampaio, auxiliar fixo da comissão técnica, o que o faz criar ainda mais ansiedade para amanhã (6), quando Tite anunciará a lista para os primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

"Sempre que tem uma convocação eu fico na esperança de estar na lista. Eu estou conseguindo ter uma continuidade maior, jogando os últimos jogos. Se estou bem, é claro que tenho esperança de estar na lista, mas vamos esperar a decisão do Tite e ver na sexta-feira", disse, em entrevista ao UOL Esporte.

A confiança demonstrada por Fabinho faz com que o torcedor mais desavisado até esqueça do momento delicado que ele passou no fim do ano passado, quando sofreu uma lesão no lesão no ligamento do tornozelo esquerdo que o afastou dos gramados por 51 dias - a mais grave de sua carreira, que o fez perder 13 partidas. Com o problema superado, o entusiasmo de agora deve-se muito ao fato de que o meio-campista é acompanhado de perto por César Sampaio, auxiliar de Tite na seleção.

"O César Sampaio conversou comigo depois do segundo ou terceiro jogo após voltar da lesão. Ele me ligou e perguntou se eu já estava me sentindo melhor. Como ex-jogador, ele sabe que não é fácil você voltar com a mesma confiança, a mesma forma física... Tive um papo com ele, ele era da minha posição também... É sempre bom conversar com ele", revelou Fabinho.

A relação entre Fabinho e César Sampaio se estreitou justamente na seleção brasileira, principalmente nos amistosos de novembro do ano passado, contra Argentina e Coreia do Sul. O volante do Liverpool esteve presente e recebeu dicas especiais sobre posicionamento e situações que poderiam ser melhores na equipe nacional.

"Ele me deu vários conselhos na seleção, na minha última passagem. Ele me passou algumas coisas de posicionamento, mostrou alguns lances meus que achava que era positivo, que eu vinha fazendo no Liverpool e ele achava que poderia ser usado na seleção também. Além de outras dicas para melhorar também. Quando vem de um cara como ele, com uma história como a do César Sampaio, a gente sempre ouve e tenta aprender", acrescentou.

Fabinho esteve presente em todas as convocações após a disputa da Copa América - amistosos contra Colômbia, Peru, Senegal, Nigéria, Argentina e Coreia do Sul. Ele disputa uma vaga na lista com Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Allan (Napoli) e Matheus Henrique (Grêmio), que foram outros nomes lembrados por Tite nas últimas oportunidades.

A seleção brasileira estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo contra Bolívia e Peru, nos dias 27 de março e 1º de abril, respectivamente. A primeira partida será em casa, na Arena Pernambuco, enquanto o segundo duelo acontecerá no Estádio Nacional, em Lima.