Topo

Palmeiras

Libertadores: Palmeiras reencontra time que gerou crise antes de 'nova era'

Kléber deixa o campo cabisbaixo após a derrota por 1 a 0 para o Tigre, em 2013 - EFE/Iván Fernández
Kléber deixa o campo cabisbaixo após a derrota por 1 a 0 para o Tigre, em 2013 Imagem: EFE/Iván Fernández

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 04h00

O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo estreia hohe (4) na Libertadores. A partir das 19h15, em Buenos Aires, o time Alviverde reencontra o Tigre, rival que causou uma grande crise em 2013, na última vez que o time paulista participou da competição sul-americana antes da "nova era", marcada por altos investimentos de Paulo Nobre e, depois, da Crefisa.

Curiosamente, à época, os brasileiros disputavam a segunda divisão e tentavam se reerguer no cenário nacional. Agora, a situação se inverte, com os argentinos na Série B da Argentina.

Naquela ocasião, o time paulista viajou para enfrentar os donos da casa e se complicou com uma derrota por 1 a 0 depois de ter dominado quase todo o jogo. Aquela partida ficou marcada por um gol perdido por Kleber na cara do gol e deixou os palmeirenses dividindo a lanterna da fase de grupos.

A derrota acelerou a rixa entre torcida organizada e diretoria, na época comandada por Paulo Nobre. Em protestos ainda na Argentina, torcedores atiraram uma xícara na direção de Valdivia, mas o objeto acertou Fernando Prass, que precisou levar pontos na cabeça.

O episódio determinou o rompimento total entre Nobre e torcida organizada, que ainda teria outros reflexos. O presidente viu protestos, depredações da sede social, pichações e diversas ameaças que fizeram ele andar até mesmo de carro blindado e acompanhado por seguranças. A paz foi refeita muitos anos depois, com a saída do antigo dirigente e entrada de Maurício Galiotte.

Aquele time tinha nomes que o torcedor não gosta de lembrar. A formação foi a seguinte: Fernando Prass; Weldinho, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Vilson (que foi expulso), Márcio Araújo, Wesley (Patrick Vieira), Valdivia, Vinicius (Maikon Leite) e Kleber.

Naquela competição, o Palmeiras seria eliminado para o Tijuana, nas oitavas de final. O jogo ficou marcado por uma falha de Bruno, goleiro que substituía o lesionado Fernando Prass.

Toda aquela crise não seria a última vivida pelo Alviverde antes da reformulação do comando do clube. Depois de garantir o retorno para a elite no fim daquela temporada, o time lutou para não cair de novo em 2014. Até que, em 2015, os primeiros frutos foram colhidos com o título da Copa do Brasil, que abriria caminho para os títulos do Brasileirão em 2016 e em 2018.

De lá para cá, inclusive, o Palmeiras disputou todas as Libertadores. Esta vai ser a quinta edição consecutiva na história da equipe na competição, um recorde na história palmeirense. Novamente em reformulação, desta vez, só dentro de campo, o time precisa vencer para dar paz para Vanderlei Luxemburgo.

O técnico sinalizou com mudanças para a sua equipe e pode manter Dudu no meio-campo, a exemplo do que aconteceu no segundo tempo contra o Santos, no clássico do último sábado no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
TIGRE x PALMEIRAS

Data: 04 de março de 2020, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Estádio José Dellagiovanna, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)

TIGRE: Gonzalo Marinelli; Matías Pérez Acuña, Gerardo Alcoba, Néstor Moiraghi e Lucas Rodríguez; Sebastián Prediger e Jorge Ortiz; Juan Ignacio Cavallaro e Diego Morales; Emanuel Dening e Larrondo (Luna ou Díaz).
Técnico: Néstor Gorosito

PALMEIRAS: Weverton; Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Matias Viña; Bruno Henrique, Ramires e Dudu; Willian, Rony e Luiz Adriano.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Palmeiras