Topo

Internacional

Inter se defende atacando e soma cinco jogos sem ser vazado na Libertadores

Jogadores do Inter comemoram gol em vitória na Libertadores contra a Católica - Ricardo Duarte/Inter
Jogadores do Inter comemoram gol em vitória na Libertadores contra a Católica Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Em cinco jogos na Libertadores 2020, o Inter ainda não sofreu gols.
  • Contando toda temporada são 12 partidas e seis gols sofridos, sendo que um foi pelo time reserva.
  • Segundo o técnico Eduardo Coudet, isso é reflexo da postura de todos os jogadores, a começar pelos atacantes.
  • O Colorado perdeu apenas um jogo no ano.

Para o Inter, a melhor defesa é o ataque. Ainda que jogue preferencialmente de forma ofensiva, posicione jogadores próximos ao gol rival, tente retomar a bola no ataque e marque gols, o Colorado chama atenção pela solidez nesta Libertadores. Em cinco jogos, nenhum gol sofrido: 450 minutos de invencibilidade.

"Não sofrer gol é importante, mas é importante que os atacantes participem para isso. Não é só a defesa. Não vamos buscar a solidez defensiva sendo um time largo, vamos buscar isso sendo um time compacto, sem espaço entre as linhas", disse o técnico Eduardo Coudet.

Na noite de ontem, contra a Universidad Católica, o Colorado pressionou desde o primeiro minuto. Criou chances, rondou o gol rival. Só conseguiu marcar no segundo tempo, mas acabou fazendo três.

Durante todo o jogo, se postou ofensivamente, com zagueiros atuando adiantados, laterais na linha de ataque, meio-campistas dispostos a criar. E ainda assim não foi vazado e sofreu ameaça em raros momentos do jogo.

"É um conjunto, um trabalho de todos. Para não sofrer, começa no atacante, e para fazer gols, começa no goleiro. Estamos buscando ter este time compacto, diminuir os espaços nas linhas para frente ou para trás e jogar no menor espaço possível. Temos que nos acostumar. Muitas vezes os rivais mudam a forma de jogar. Hoje (terça) o Católica colocou um zagueiro a mais", explicou Coudet.

Em 12 jogos na temporada, a equipe vermelha sofreu apenas seis gols, sendo que um deles a equipe que atuava era a reserva. A média aponta um gol contra a cada dois jogos.

Enquanto isso, o ataque tem sobrado. Foram seis gols em cinco jogos na Libertadores. Um total de 17 em 2020. Sob comando de Eduardo Coudet, o Inter só perdeu um jogo no ano, a semifinal do primeiro turno do Estadual, para o Grêmio. Venceu sete e empatou quatro.

"É muito importante quando jogamos deste jeito, que estejamos captando o que o professor pede em campo. Temos mais jogadores ofensivos, pressionando quando perdemos a bola. Daí já ganhamos a bola no campo de ataque e atacamos mais, tem mais cruzamentos. Eu preciso disso, que meus companheiros tragam a bola para mim. Criamos chances e o gol nos deu tranquilidade para fazermos mais. Vamos continuar trabalhando e corrigindo porque temos muito pela frente", completou Paolo Guerrero.

O próximo compromisso vermelho será pelo Estadual, domingo, contra o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio. A equipe utilizada deve ser reserva pela proximidade do clássico Gre-Nal do dia 12, pela segunda rodada do grupo E da Libertadores.

Internacional