Topo

Casillas, Mourinho e empresário de CR7 são investigados por fraude fiscal

Iker Casillas, goleiro do Porto - REUTERS/Miguel Vidal
Iker Casillas, goleiro do Porto Imagem: REUTERS/Miguel Vidal

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 15h18

Uma operação judicial chamada "Fora de Jogo", investiga fraudes fiscais cometidas no futebol em operações realizadas desde 2015, colocou o empresário de Cristiano Ronaldo, Jorge Mendes, além do ex-goleiro Iker Casillas, o técnico José Mourinho e clubes como Benfica e Porto entre os investigados.

De acordo com a revista Sabado, Casillas, que anunciou este ano a sua aposentadoria dos gramados e a candidatura à presidência da Federação Espanhola de Futebol, tem sob investigação a sua casa na cidade do Porto, local onde defendeu o último clube de sua carreira, justamente o Porto. Também estão entre as casas investigadas as de Pinto da Costa, Luís Felipe Vieira, Antonio Salvador (presidente do Braga), Jackson Martínez, Maxi Pereira e Danilo Pereira.

Casillas confirmou em sua conta no Twitter que sua casa foi uma das abordadas pelas autoridades da operação "Fora de Jogo".

"Esta manhã o Fisco português veio ao meu domicílio em Porto, como foi em outros 76 endereços de sociedades esportivas, jogadores e clubes, para me pedir documentos. Me coloquei a sua inteira disposição. A transparência é um de meus princípios", escreveu o ex-goleiro.

A Autoridade Tributária de Portugal conta com mais de 20 agentes trabalhando na operação, que busca registros de transações, contratos, impostos, direitos de imagem e comissões.

A operação tem ainda como investigados o treinador do Tottenham, José Mourinho, o empresário Jorge Mendes, além de jogadores como André Gomes e Semedo.

Foram cumpridos hoje 76 mandados de busca em casas de dirigentes e jogadores, além da sede de clubes como Benfica, Porto, Braga, Vitória de Guimarães e Portimonense.