Topo

Santos

Após falhar no mercado, Santos abraça solução caseira para a camisa 9

Kaio Jorge comemora gol do Santos em triunfo de virada sobre Defensa y Justicia pela Libertadores - REUTERS/Agustin Marcarian
Kaio Jorge comemora gol do Santos em triunfo de virada sobre Defensa y Justicia pela Libertadores Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

04/03/2020 04h00

O Santos fez ao contrário do que a própria história ensinou: em 2019 foi ao mercado e pagou R$ 6 milhões para tirar o centroavante Uribe do Flamengo ao invés de olhar para as categorias de base. O colombiano fracassou no Peixe e, ontem, um Menino da Vila decidiu o jogo mais importante do ano até aqui: Kaio Jorge.

O garoto de 18 anos entrou no segundo tempo do jogo contra o Defensa y Justicia, na Argentina, e marcou o gol da virada aos 40 minutos. Ele saiu sozinho na frente do goleiro, recebeu uma entrada forte por trás, mas seguiu em pé e demonstrou frieza para mandar para as redes.

Mas não é só Kaio Jorge que surge como solução caseira. Titular nos últimos dois jogos, Yuri Alberto teve ótimo desempenho no clássico contra o Palmeiras e repetiu uma atuação boa na Libertadores. Ele também é jovem e completa somente 19 anos ainda neste mês.

Uribe tem 32 anos, jogou 14 partidas pelo Peixe, não anotou nenhum gol e sequer teve atuações que encorajassem o ex-técnico Jorge Sampaoli a dar oportunidades ao jogador. Vale lembrar que foi o treinador argentino quem bateu o pé com a diretoria santista pela contratação de um camisa 9, mesmo tendo Yuri Alberto, Kaio Jorge e Eduardo Sasha no elenco.

O técnico Jesualdo Ferreira tentou recuperar o centroavante colombiano e chegou a dar chance como titular o jogador. No entanto, Uribe novamente decepcionou e sequer viajou com a delegação para a Argentina, onde o Peixe estreou na Libertadores.

O gol anotado por Kaio Jorge foi o primeiro dele como profissional no Santos em 12 jogos. A média é exatamente igual a de Yuri Alberto, que marcou duas vezes em 24 partidas.

A tendência é que ambos os jovens sejam bastante utilizados durante a temporada. O Peixe precisa resolver a situação contratual de Yuri Alberto, que tem vínculo somente até o meio do ano e já pode assinar um pré-contrato e sair de graça. A diretoria santista já esteve pessimista na negociação, mas diante das oportunidades dadas ao jogador, acredita que ainda pode haver um final feliz.

Santos