Topo

Coronavírus: Espanha recomenda jogo da Liga dos Campeões a portões fechados

Fluxo de torcedores oriundos do norte da Itália preocupa autoridades sanitárias da Espanha - Alberto Pizzoli/AFP
Fluxo de torcedores oriundos do norte da Itália preocupa autoridades sanitárias da Espanha Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/03/2020 16h07

Autoridades da Espanha recomendaram hoje que as próximas partidas da Liga dos Campeões e da Liga Europa no país sejam realizadas a portões fechados diante dos casos registrados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo Salvador Illa, ministro da Saúde do país, a Espanha tem 151 casos confirmados da doença. A orientação, segundo ele, é evitar eventos com grande fluxo de torcedores oriundos de zonas de risco.

"(São) aqueles eventos de competições esportivas profissionais nos quais se espera uma alta presença de torcedores que provenham de zonas de risco. Lembro a vocês que as zonas de risco neste momento são de quatro regiões do norte da Itália — Lombardia, Vêneto, Piemonte e Emilia-Romanha — mais China, Japão, Coreia do Sul e Singapura. Em todos os eventos esportivos profissionais que se esperem alta presença de público de equipes provenientes destas zonas de risco, a orientação é que se realizem a portas fechadas", disse Illa em entrevista coletiva.

"É uma medida compatível com o que determinaram as autoridades competentes daqueles países que têm zonas de risco", declarou também.

Caso acatada, a medida deve afetar duas partidas de futebol. Em 10 de março, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Valencia recebe a Atalanta. Já na Liga Europa, também pelas oitavas, o Getafe recebe a Inter de Milão em 19 de março.

As competições ainda preveem os duelos entre Sevilla x Roma (Liga Europa) e Barcelona x Napoli (Liga dos Campeões), mas os times italianos não vêm de zona considerada de risco no momento.

A decisão foi tomada pelo ministério em conjunto com as comunidades autônomas e com o Conselho Superior de Esportes do país. A Itália registra no momento mais de 2,5 mil casos confirmados do novo coronavírus, com 79 mortes.

Coronavírus matou mais de três mil no mundo

redetv