Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #22: "Flamengo B disputa o Brasileiro com qualquer time"

Do UOL, em São Paulo

02/03/2020 12h09

No episódio #22 do podcast Posse de Bola, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira, além do convidado especial Dan Stulbach, analisam se a seleção brasileira ou algum clube do país pode atrapalhar o Flamengo em uma temporada na qual o time de Jorge Jesus já levantou três troféus e segue jogando bem mesmo com jogadores reservas.

Em três competições disputadas neste início de temporada, o Flamengo já foi campeão na Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro, e também venceu a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. Nesta semana, acontece a estreia do clube na Copa Libertadores, competição na que é o atual campeão.

Enquanto isso, clubes como Palmeiras e Santos oscilam, o São Paulo demonstra evolução, o Corinthians ficou fora na fase preliminar da Libertadores, e o Grêmio ainda não se firmou. Com as eliminatórias para a Copa do Mundo começando neste semestre, a seleção brasileira pode vir a desfalcar o clube rubro-negro. Mas será o suficiente para atrapalhar a sequência do time de Jesus?

"O Flamengo está mostrando que tem banco o suficiente para segurar até a seleção brasileira. Mas eu acho que o que que pode atrapalhar o Flamengo são brigas internas do Flamengo, as vaidades humanas. Não tenho dúvida alguma que o time B do Flamengo disputa o Campeonato Brasileiro com qualquer time, exceção feita ao time titular, mas mesmo o time titular vai ter dificuldade em vencê-lo", afirma Juca Kfouri.

Mauro Cezar Pereira também acredita que o Flamengo atual tem elenco o suficiente para não sentir a perda de jogadores para a seleção e lembra do limite de atletas que Tite pode chamar sem que o clube possa pedir adiamento de jogo devido aos desfalques. Ele cita ainda a atuação dos reservas no jogo com a Cabofriense para reforçar que Jorge Jesus não deve ter problemas mesmo quando precisar substituir seus principais titulares.

"Fica bem claro que quem tem a oportunidade de jogar, está tentando utilizar o máximo para tentar jogar no time principal. Se não, não joga, vai ficar para trás. A concorrência é muito grande e foi um jogo legal até de ver, um time interessado, sem aquela acomodação", analisa.

O episódio desta semana também analisa qual time paulista chega melhor para a estreia na Copa Libertadores, além da contratação do técnico Jorge Sampaoli pelo Atlético-MG.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.