Topo

Grêmio deve deixar meia-atacante afastado de fora até de turnê do time B

Ferreira vive impasse na negociação para renovar contrato e deve ficar sem jogar - Jeferson Guareze/AGIF
Ferreira vive impasse na negociação para renovar contrato e deve ficar sem jogar Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

02/03/2020 04h00

Ferreira está fora da lista de inscritos do Grêmio para Copa Libertadores, mas não para por aí. O meia-atacante, afastado do grupo principal por conta do impasse na negociação de renovação do contrato, deve ficar sem atuar também pelo chamado time de transição. A equipe B embarca na próxima semana para uma turnê em Portugal, onde vai realizar amistosos.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de Aspirantes do ano passado, Ferreira tem divergências com o Grêmio sobre salário, bônus por jogos disputados e também valor de multa rescisória. Além disso, o estafe do meia-atacante pediu 20% dos direitos econômicos no acordo. Aos 22 anos, ele tem contrato com o Grêmio até a metade de 2021.

Os dirigentes do Grêmio resolveram afastar Ferreira na quarta-feira, e o assunto tomou conta do noticiário do clube desde então. Autor de um gol em 2020, o meia-atacante chamou atenção pelos dribles e velocidade. Chegou a ser um xodó dos torcedores nas redes sociais e acumulava pontos com Renato Gaúcho para subir na hierarquia interna e se tornar opção.

No time de transição, Ferreira retomou a rotina que tinha até novembro do ano passado. O problema é que o grupo de jovens, considerado elenco de apoio ao trabalho de Renato, embarca no próximo dia 12 para uma gira na Europa. Serão pelo menos seis amistosos. A lista de jogos envolve compromissos com Porto, Sporting, Rio Ave e Famalicão.

O Grêmio já definiu o grupo de jogadores que estará em Porto Alegre e não incluiu Ferreira. A relação foi montada antes do afastamento, mas mesmo depois da chegada do meia-atacante o quadro não mudou. Com isso, a tendência é que o jovem fique no Brasil apenas treinando.

"Está tomando uma proporção totalmente desnecessária, isso a gente enfrenta todos os dias. Está tomando proporção desnecessária com detalhes desnecessários", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, sobre o caso de Ferreira.

O UOL Esporte mostrou, detalhadamente, os pontos divergentes entre jogador e clube.

"Não é dificuldade, são negociações. Dificuldade nas negociações é o termo ideal. A gente antecipou a renovação para valorizar o jogador. Queremos valorizar o jogador, dar segurança a nós e a ele. Não foi possível chegar a um acerto e, com isso, o Grêmio resolveu resguardá-lo. Resguarda a nós, principalmente, mas também mantém a busca por negociação. E quem teve iniciativa de negociado fomos nós, é bom que se diga para não haver mal-entendido ali na frente. A legislação brasileira é extremamente ruim neste particular, então gostaríamos de ter segurança contratual. São preservações diante da legislação e do contrato que temos. O Grêmio sempre soube valorizar seus jogadores. Pedro Rocha, Arthur, Everton, Matheus, Pepê. Jogador confirmado, que realmente se consolida, o Grêmio sempre soube valorizar. Tudo isso são fases, e o clube está exercitando seu direito", comentou Bolzan.

O Grêmio volta a campo contra o América de Cali-COL, amanhã (3), no primeiro jogo do grupo E da Libertadores.