Topo

Gabigol brilha, Michael marca e Flamengo goleia a Cabofriense na Taça Rio

Leo Burlá

Do UOL, em Rio de Janeiro

29/02/2020 19h56

Vindo de três títulos conquistados de maneira sequencial, o Flamengo enfrentou a Cabofriense neste sábado (29), estreia dos dos clubes na Taça Rio de 2020. Mesmo com apenas dois jogadores considerados titulares - Gabigol e Willian Arão -, o clube rubro-negro dominou a partida e venceu por 4 a 1, gols de Michael e Gabigol (três vezes); Gama descontou para o time adversário.

Após o resultado deste fim de semana, o foco do time comandado pelo técnico Jorge Jesus é na estreia da equipe na Copa Libertadores da América: dia 04, quarta-feira, diante do Junior Barranquila, da Colômbia. O rubro-negro está no Grupo A, ao lado dos colombianos, do Barcelona de Guayaquil e do Independiente del Valle, atual campeão da Sul-Americana.

Na próxima rodada da Taça Rio, o Flamengo enfrentará o Botafogo, sábado, dia 07, novamente no estádio do Maracanã, enquanto a Cabofriense enfrentará a Portuguesa, no mesmo dia, desta vez nos seus domínios, no Correão.

Flamengo x Cabofriense - Taça Rio 2020

O melhor: Gabigol

Um dos grandes nomes do elenco do Flamengo em 2019, Gabigol já começou a temporada fazendo o que mais sabe: gols. Depois de um primeiro tempo apático, o camisa nove do rubro negro marcou três belos gols no segundo tempo e decretou a goleada do rubro-negro na estreia do time na Taça Rio.

O pior: Zaga do Flamengo

A dupla de zaga do rubro-negro formada por Thuler e Dantas não foi bem na partida, oferecendo muito espaço para o ataque da Cabofriense - algo que aconteceu constantemente na primeira etapa. No gol da equipe adversária, Gama conseguiu empatar após o meio-campo da Cabofriense acertar o passe e deixar o jogador de frente para César.

Pedro Rocha: estreia sem brilho no Flamengo

Único dos novos reforços que ainda não haviam estreado, Pedro Rocha iniciou o jogo e teve atuação apagada. O camisa 32 sentiu muito a falta de ritmo, não conseguiu imprimir sua principal característica, a velocidade, mas deu ótimo passe no lance do primeiro gol do Flamengo. Ele foi substituído por Pedro ainda no início da etapa final.

Causa nobre

De olho na visibilidade conferida pelo confronto diante do Flamengo, os jogadores da Cabofriense entraram em campo com uma faixa com os seguintes dizeres: "Lagoa de Araruama: chega de poluição". O mesmo protesto havia sido feito antes do jogo contra o Fluminense.

CNH do Bruno Henrique

Na madrugada deste sábado (29), o atacante Bruno Henrique foi parado em uma blitz na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Assim que foi abordado, o jogador se recusou a realizar o teste do bafômetro e apresentou uma carteira de habilitação (CNH) de São Paulo, que não contava no sistema do Detran do Rio.

O atleta já não atuaria na partida diante da Cabofriense (também será ausência na estreia do time na Copa Libertadores da América), porém o fato foi uma das notícias de maior impacto do clube carioca nesta semana.

Três títulos em fevereiro

A equipe comandada pelo técnico Jorge Jesus visa mais uma temporada marcante e para isso almeja o segundo título consecutivo tanto da Libertadores como do Brasileiro, porém o time não deixou de lado as outras competições e já levantou três taças em 2020, todas em fevereiro.

Primeiro, veio o título da Supercopa do Brasil, diante do Athletico, vencedor da Copa do Brasil do ano passado; na sequência, veio a conquista da Taça Guanabara, diante do Boavista; e, por fim, o rubro-negro levantou o troféu da Recopa Sul-americana, ao derrota o Independiente del Valle, do Equador.

Flamengo perde muitas chances

O clube rubro-negro não teve uma atuação ruim neste sábado, porém a equipe perdeu muitas chances de estufar as redes do goleiro George. No primeiro tempo, Michael teve ao menos duas oportunidades de colocar o time em vantagem antes do intervalo, enquanto Pedro Rocha não conseguiu marcar na sua estreia pelo clube.

Cabofriense não se encolhe

A Cabofriense não se encolheu durante os 90 minutos e tentou agredir o rival, que deu espaços para a equipe da Região dos Lagos. Com um sistema defensivo inteiramente formado por reservas, o Alviverde encontrou brechas nas costas da zaga e assustou César, que fez boa defesa em arremate de Rincon. Desmarcado, Gama ainda conseguiu o gol de empate.

Flamengo melhora com inversão

Quando a partida estava empatada em 1 a 1, uma inversão de lados fez o Flamengo subir de produção no Maracanã. Apagado pelo lado direito, Vitinho mudou de lado com Michael e ambos melhoraram. O Fla passou a ser mais agressivo e levou mais perigo ao time rival. Gabigol recuou um pouco e trabalhou como um articulador, mudança que também foi positiva. Foi de Michael a jogada que resultou no segundo gol rubro-negro, este marcado pelo camisa 9.

História do jogo

Como já era esperado, o Flamengo começou a partida impondo o ritmo agressivo e pressionando a equipe da Cabofriense, que tinha o objetivo claro de se defender e tentar atacar em rápidos contra-ataques. Apesar da superioridade do rubro-negro, foi o Tricolor Praiano que teve a primeira grande oportunidade, quando Rincon recebeu bom passe, cortou e chutou forte, para defesa do goleiro César.

No entanto, o lance não assustou o Mengão. Pelo contrário, já que a equipe abriu o placar exatamente um minuto depois da chance desperdiçada pelo rival, com Michael, que aproveitou jogada de Gabigol para marcar o seu primeiro gol com a camisa do seu novo clube.

O jogo voltou a ficar igual aos 21 minutos, quando Felipe Adão encontrou espaço na defesa e tocou para Gama, que chutou bem para estufar as redes de César e empatar a partida no Maracanã.

Na segunda etapa, os dois times voltaram com a mesma postura e o Flamengo desperdiçou mais chances de marcar o segundo gol - o placar persistia no 1 a 1 por causa da má pontaria dos atacantes do Mengão.

No entanto, o rubro-negro contou com uma linda jogada de Michael e uma bela conclusão de Gabigol para voltar a ficar na frente do placar e com duas jogadas de talento do camisa nove para vencer por 4 a 1 e estrear com vitória na Taça Rio.

Ficha Técnica
Cabofriense 1 x 4 Flamengo

Campeonato Carioca - Taça Rio - 1° rodada
Local:
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
Cartões Amarelos: Victor Souza e Victor Feitosa (Cabofriense); Renê, Thuler e Pedro (Flamengo)
Público e Renda: 28.464 presentes e R$ 721.609,50
Gol: Michael, aos 12 minutos e Gama aos 21 minutos do primeiro tempo; Gabriel Barbosa aos 18 minutos, aos 31 e aos 44 do segundo tempo.

Cabofriense: George; Victor Souza (Magno), Lucas Cunha, Galdino e Guilherme; Victor Feitosa, Leonardo de Aquino (Marcus Índio), Gama e Pedrinho (Rafael Pernão); Rincon e Felipe Adão. Técnico: Luciano Quadros da Silva

Flamengo: César; João Lucas (Berrío), Thuler, Dantas (Thiago Maia) e Renê; Willian Arão, Diego e Vitinho; Michael, Pedro Rocha (Pedro) e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Jesus